Promover o livro e a leitura junto dos mais novos

quarta, 13 de março 2013

Um dia exclusivamente dedicado ao debate sobre a literatura infantil e juvenil. No último sábado, dia 9 de março, o auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja acolheu o 4º Encontro de Literatura Infanto Juvenil, que contou com 4 dezenas de participantes.

A sala era composta essencialmente por pessoas que trabalham com crianças e jovens, dos diversos ciclos de ensino, e vindas de várias zonas do País. As boas-vindas foram dadas pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria.

No primeiro painel, Luísa Álvares Pereira, docente da Universidade de Aveiro, acentuou a importância dos clubes de leitura e como potenciam o desenvolvimento da competência literária e da literacia dos alunos, permitindo um contato mais dinâmico com obras de literatura infantil e juvenil e formando leitores capazes de ler em quantidade e qualidade.

Seguidamente, Luciana Graça, investigadora no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, suscitou o debate em torno da promoção e animação da leitura, concluindo-se que ambas se conjugam e se complementam. Animar a leitura é uma forma de promover a leitura, tal como se pode promover a leitura usando estratégias de animação, de forma a cativar os pré-leitores e jovens leitores para o livro e a leitura.

O livro enquanto objeto criativo, aliando a convivência da ilustração com o texto, foi referenciado no painel “O(A) Criador(a) atrás da ilustração”, apresentado pela ilustradora Sónia Borges que sublinhou o papel importante do ilustrador na história.

Da parte da tarde, Sara Reis Silva, professora auxiliar na Universidade do Minho, e doutorada em literatura para a infância, mostrou várias edições e versões do conto original “Hansel e Gretel”, o mais popular dos Irmãos Grimm, focando as ilustrações e representações da obra pelos diversos autores, ilustradores e editores ao longo dos anos. Deu também realce às ilustrações e à leitura da história não escrita, assim como aos vários registos.

Presente no encontro esteve ainda a Editora Cercica, com a apresentação do Projeto 4 Leituras, pela da autora Manuela Micaelo.

Teatro e Hora do Conto

Por fim, houve uma apresentação da peça de teatro “A menina do mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela Oficina de Leitura da EBI de Pardilhó, à qual se seguiu uma sessão de autógrafos com Sónia Borges, Luciana Graça e Manuela Micaelo. O encontro terminou com a Hora do Conto “Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões, dinamizada pelo animador Carlos Vieira.

Na semana que antecedeu este encontro, a Biblioteca recebeu sessões de apresentação dos livros "Coisas de Bichos” de Fernando Mendonça, “Joquinha e a Coruja Felizberta” de Anne Caroline, “A Formiguinha Leonor” de Vânia Tavares e o “Livro dos Corações” de Luciana Graça.

Entretanto, continua a decorrer na Biblioteca Municipal de Estarreja a 2ª edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil, até ao final da semana, dia 16, com o objetivo de promover o livro como agente educativo e cultural.

Galeria de imagens neste link