6ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil

É já a 6ª edição desta iniciativa que pretende divulgar junto da população escolar e comunidade informações sobre emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo, mercado de trabalho e orientação vocacional.

quarta, 13 de março 2013

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Feira da Juventude, da Formação e da Proteção Civil, no Multiusos de Estarreja, esta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de março, entre as 10h e as 17h, com entradas livres.

É já a 6ª edição desta iniciativa que pretende divulgar junto da população escolar e comunidade em geral informações sobre emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo e mercado de trabalho. Orientação vocacional, participação ativa e potencialidades locais são outras temáticas em destaque no certame.

O evento promovido pela Câmara Municipal, numa organização conjunta com a Escola Secundária de Estarreja e com o apoio da Escola Profissional de Aveiro (EPA), “é um marco anual na vida da juventude estudantil estarrejense”, afirma o vereador da Educação, João Alegria.

As várias atividades previstas têm “como objetivo primeiro divulgar à comunidade estudantil, às suas famílias e à comunidade em geral, um conjunto de informações escolares e profissionais para que as suas opções futuras sejam mais conscientes e melhor consolidadas para um futuro que todos querem mais feliz. Nasce daqui também um desafio aos próprios jovens estudantes para a sua participação ativa nas suas decisões e nas instituições que os representam”.

João Alegria realça o “trabalho conjunto entre todos os parceiros para que os jovens aprendam mais e melhor, adquiram competências para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo e desafiante e ganhem também a consciência e o gosto de participar, pela sua generosidade, nas questões que lhe dizem respeito, tem expressão neste evento”. Faz notar que “hoje é condição fundamental e determinante para o sucesso individual, de uma comunidade, de uma região, de uma nação, o acesso ao conhecimento e à formação pessoal e profissional”. O responsável lança o convite para que “venham até ao Multiusos e participem, com espírito jovem, na esperança da juventude”.

Para além da mostra formativa de diversas instituições, de uma forte e constante animação promovida pelos alunos e do espaço de (In)Formação desenvolver um conjunto diversificado de workshops, no Parque do Antuã decorrerá a Mostra de Meios da Proteção Civil.

Dia 14, quinta

09h30 Sessão de Abertura
Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos

10h00 Momento Musical
Conservatório de Música da JOBRA e EPA – Escola Profissional de Aveiro

10h00-16h30 MOSTRA DE MEIOS DA PROTEÇÃO CIVIL

10h45 Demonstração da Equipa Cinotécnica, da Guarda Nacional Republicana

11h00 Workshop Primeiros Socorros
Ângela Cardoso, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPE, dará uma sessão prática sobre noções de Primeiros Socorros, incluindo Suporte Básico de Vida

11h30 “Segurança no local de trabalho – Autoproteção”
Momento desenvolvido pelo Clube de Proteção Civil da Escola Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca. Consiste num desfile de profissionais seguros, cada aluno irá vestido de uma profissão mas, de forma segura com os convenientes equipamentos de proteção individual. A atividade resultou de uma formação dada pelo SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil e também da disciplina de Higiene e Segurança no trabalho, que os alunos frequentaram.

14h00 Demonstração de socorro a vítima de acidente de viação com ciclomotor, pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja

14h30 Emprego e Mercado de Trabalho

15h15 Carreiras Militares