Veja (ou reveja) o “Aqui Portugal”, da RTP, em Avanca

O “Aqui Portugal” visitou a Casa-Museu Egas Moniz no último sábado. As intervenções emitidas de Avanca estão disponíveis no site da RTP.

quinta, 14 de março 2013

O “Aqui Portugal” visitou a Casa-Museu Egas Moniz no último sábado. O programa da RTP emitiu vários diretos a partir de Avanca assinalando os 90 anos da Nestlé, cuja vinda para Portugal foi impulsionada por Egas Moniz com a criação da Sociedade de Produtos Lácteos em 1923.

Veja as intervenções neste link e a Galeria de Imagens aqui.

Na Quinta do Marinheiro, o “Aqui Portugal” ficou a conhecer a história e o espólio da Casa-Museu, pertença da Câmara Municipal de Estarreja, como também os recuperados Moinhos de Meias.

As conversas a partir de Avanca focaram as coletividades locais, nomeadamente o Cine-Clube, a Confraria da Broa e a Associação de Apicultores das Terras do Antuã, com a animação do Rancho Grupo Etnográfico da Casa do Povo e do Grupo de Música Tradicional Portuguesa Ventos da Ria, de Pardilhó.

Sem esquecer o artesanato, nomeadamente de Manuel Rufo (Miniaturas de Moliceiros e brinquedos de madeira), Rosa Rufo (tapeçaria e tecelagem) e de Maria Fernandina Henriques (Esteiras de Bunho) e a degustação de alguns produtos gastronómicos como a Broa de Avanca, o Pastel do Antuã criado por Abel Oliveira e o Mel do Antuã. O Arroz de Lavrador, de Salreu, foi outro dos produtos locais mencionados.