6ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil

sexta, 15 de março 2013

Esta manhã falou-se de ERASMUS na primeira pessoa e em Mourinho, uma experiência de risco. À tarde os jovens podem participar em palestras sobre Emprego e Mercado de Trabalho (14h15) e Carreiras Militares (15h15). A 6ª Feira da Juventude, da Formação e da Proteção Civil decorre no Multiusos até ao final do dia, encerrando às 17h.

Ontem, na sessão de abertura, antes de visitar os mais de 20 espaços expositivos, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, realçou esta “parceria público-privada”, que reúne de forma voluntariosa várias entidades. O evento é promovido pela Câmara Municipal, numa organização conjunta com a Escola Secundária de Estarreja e com o apoio da Escola Profissional de Aveiro (EPA), sendo considerado pelo vereador da Educação, João Alegria “um marco anual na vida da juventude estudantil estarrejense”.

José Eduardo de Matos espera que a parceria “se mantenha e renove ano após ano e que todas estas entidades e parceiros estejam à altura das suas responsabilidades e se realizam no cumprimento da sua função de ajudar quem precisa, e neste caso sobretudo, dar pistas, dar orientações e indicações e um sinal de presença firme num Portugal difícil e conturbado, na afirmação que há futuro e o futuro pode ser muito melhor”.

De igual forma esperançoso, o diretor da Secundária de Estarreja, Jorge Ventura, dizia que “a nossa presença demonstra mais uma vez que há um rumo para os nossos jovens, para os nossos alunos”, mencionando particularmente o stand da sua escola que faz alusão ao “projeto de vida” que os próprios estudantes devem definir e esta feira pretende contribuir para esse percurso. “Hoje a câmara e as entidades parceiras demonstram mais uma vez que estão preocupadas com o futuro dos jovens e do país”.

A feira procura divulgar junto da população escolar e comunidade em geral informações sobre emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo e mercado de trabalho “para que as suas opções futuras sejam mais conscientes e melhor consolidadas para um futuro que todos querem mais feliz”, acrescenta João Alegria.

Aproximar a Proteção Civil à população

A Feira inclui pelo segundo ano consecutivo a vertente dedicada à Proteção Civil (PC), com o objetivo de aproximar a população às entidades de PC, mantendo a abertura à informação, formação e sensibilização sobre esta temática, transversal a todas as idades.

Ontem, realizou-se durante todo o dia a 6ª Mostra de Meios da PC, no Parque Municipal do Antuã, com a presença da GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Cruz Vermelha Portuguesa e INEM. As demonstrações da equipa cinotécnica da GNR e de socorro a vítima de acidente de aviação pelos Bombeiros despertaram a curiosidade dos participantes.

Veja a Galeria de Imagens da Feira