Avanca: Inauguração da Praça do Gama

A Câmara Municipal de Estarreja vai inaugurar este sábado, dia 23 de março, às 16h00, as obras da Praça do Gama, no Centro Cívico de Avanca.

terça, 19 de março 2013

A Câmara Municipal de Estarreja vai inaugurar no próximo sábado, dia 23 de março, às 16h00, as obras da Praça do Gama, no Centro Cívico de Avanca. A sessão, em articulação com a Junta local, está inserida nas comemorações do 40º Aniversário da Elevação de Avanca a Vila, sendo presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos. O presidente da Região de Aveiro, Ribau Esteves, estará presente no ato.

O Arranjo Urbanístico do Centro Cívico de Avanca, orçado em 173.944,67€ (IVA incluído), veio revitalizar um espaço chave da vila: o núcleo onde se situa a Extensão de Saúde e a futura sede do Cine-Clube.

A intervenção requalificou o quarteirão, uma área anteriormente menos cuidada, conferindo-lhe uma nova imagem e criando novas utilidades, com a criação dos seguintes elementos: praça, estacionamento, arborização e espaços verdes, mobiliário urbano e iluminação. É de salientar que, com o objetivo de melhorar as acessibilidades, foram nivelados todos os espaços que compõem esta área.

Mais de 650 mil € de investimento no centro de Avanca

Este projeto de beneficiação resulta de um estudo mais abrangente que veio analisar toda a malha urbana do centro cívico da freguesia.

Completando o projeto global do centro cívico da maior vila do Município e fechando o ciclo das 3 fases anteriores, esta final intervenção consolida uma ampla centralidade, que se estende da Igreja Matriz, a sul, até ao Parque do Mato, a norte, e da Estrada Nacional 109, a nascente, até à Casa do Gama, a poente.

A Câmara Municipal investiu no Centro Cívico de Avanca 650 mil € envolvendo as 4 fases de arranjos urbanísticos, o Parque do Mato, o Largo da Igreja Matriz e a construção do Largo da Rua da Nestlé.