Geocaching na Quinta do Marinheiro

A Fundação Benjamim Dias Costa promove uma ação de geocaching durante o dia de hoje nos jardins da Casa Museu Egas Moniz.

sexta, 22 de março 2013

A Fundação Benjamim Dias Costa promove uma ação de geocaching  durante o dia de hoje nos jardins da Casa Museu Egas Moniz, envolvendo cerca de 60 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

Na pesquisa de novas atividades possíveis, o geocaching foi planeado para a interrupção letiva da Páscoa dos alunos de cATL da Fundação, uma vez que combina várias áreas de atividade e potencia o interesse das crianças e jovens pelos jogos de ar livre incluindo atividade física, pelo conhecimento científico e tecnológico, pela compreensão de conceitos relacionados com a geografia e o meio ambiente incluindo a sua salvaguarda.

A este conjunto de fatores acresce a escolha do local – a Quinta do Marinheiro – com um enorme potencial para a prática desta atividade. A fundação avancanense completa assim o sentido da atividade privilegiando, mais uma vez, o contato dos alunos com a Casa Museu, o Centro de Documentação/Pólo da Biblioteca Municipal e a Quinta do Marinheiro.

O Geocaching é um desporto de ar livre cuja prática generalizada se iniciou apenas em 2000 e que conta já com perto de 2.000.000 de praticantes em todo o mundo e não é mais do que uma caça ao tesouro com suporte tecnológico (GPS) - uma “cache” ou “geocache” é escondida e depois procurada através da utilização de um recetor de navegação por satélite.