Estágio volta a reunir uma centena de músicos da nossa terra

Cerca de uma centena de músicos, entre crianças, jovens e adultos, participam na 2ª edição do estágio “Músicos da Nossa Terra”, que decorre esta semana, no Cine-Teatro de Estarreja.

segunda, 25 de março 2013

Cerca de uma centena de músicos, entre crianças, jovens e adultos, participam na 2ª edição do estágio “Músicos da Nossa Terra”, que começa esta segunda-feira, dia 25, no Cine-Teatro de Estarreja. O projeto tem a finalidade de reunir e mostrar o potencial musical do concelho, dando à população o orgulho de ver traduzido em realidade o talento dos músicos oriundos da nossa terra.

O objetivo principal do projeto “reunir os músicos e fazer música com gente do concelho, continua a ser cumprido”, afirma satisfeita, Renata Oliveira, a fundadora e diretora artística do projeto que teve a sua primeira edição em julho de 2012 e que juntou mais de 100 músicos de Estarreja. A jovem lançou a iniciativa no âmbito do programa de bolsas de estudo do ensino superior promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, que implica a retribuição em ações de voluntariado por parte dos jovens beneficiários.

Esta é uma forma do concelho abrir os braços e chamar a si os músicos que se estão a formar e os profissionais que estão dentro e fora do país, fomentando assim o enriquecimento cultural e a participação da população.

Além do mais, “o número obtido confirma que a ideia foi bem recebida e que a experiência da primeira edição foi positiva”, acrescenta a atual maestrina da Sociedade Filarmónica de Mões, que iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda Visconde de Salreu aos 7 anos, em Clarinete.

O estágio decorre até sábado, dia em que decorrerá o Concerto de Encerramento, agendado para as 16h, no Cine-Teatro, ficando desde já lançado o convite. “Até agora o balanço é claramente positivo e penso que teremos um Concerto de Encerramento cativante e que agradará ao público que se juntar a nós”.

Nos dois primeiros dias, haverá master classes de instrumentos de sopro com professores do concelho e que são músicos de nível superior e/ou profissional: Oboé, Mariana Moutela; Clarinete, Vasco Valente; Saxofone, Luís Lima; Trompete, Pedro Coutinho; Trombone e Eufónio, Cláudio Ferreira; e Flauta, Ana Rita Oliveira. Os ensaios dos restantes grupos que se formarem desde a Banda Sinfónica até aos variados grupos de Música de Câmara começam a ensaiar no dia 26.

Concerto de Encerramento
Sábado, 30 de março, 16h