Câmara lança concurso para recuperar quarteirão no centro da cidade

A autarquia lançou o concurso público da empreitada de Regeneração Urbana do Quarteirão Norte da Praça Francisco Barbosa. O valor base do procedimento é de 669 mil €

terça, 16 de abril 2013

A Câmara Municipal de Estarreja lançou o concurso público da empreitada de Regeneração Urbana do Quarteirão Norte da Praça Francisco Barbosa. O valor base do procedimento é de 669 mil euros. O concurso foi publicado na última semana no Diário da República.

Reabilitar uma zona urbana é o principal objetivo do projeto do Quarteirão Norte à Praça Francisco Barbosa. O espaço atualmente desaproveitado, localizado no coração da cidade, entre as ruas Souto Alves, Alberto Vidal e da Restauração, vai dar lugar a um arruamento, servido por uma praceta com estacionamento automóvel e percursos pedonais. O vereador responsável pela pasta do Urbanismo, Diamantino Sabina, acrescenta que “este projeto transforma uma área central praticamente inutilizada num espaço novo, aprazível, à altura das exigências urbanísticas de hoje”.

A revitalização introduz perspetivas de desenvolvimento, ao criar duas novas frentes de construção, adianta Diamantino Sabina, além de novos acessos à Praça Francisco Barbosa. “É uma solução urbanística muito útil. Abre-se nova frente urbana, com oferta considerável de estacionamento e espaço verde”. De realçar a colaboração dos proprietários para a concretização deste projeto, que desta forma valoriza não só o espaço público como a propriedade privada.

O projeto revigora um miolo sempre desaproveitado ou  abandonado e que será transformado com:

. Arruamento que liga Rua da Restauração à Rua Dr. Alberto Vidal
. Parque de estacionamento com capacidade para 65 lugares (incluindo 3 para deficientes e 2 para carregamento elétrico de veículos)
. Passeios
. Percursos Pedonais
. Novo Edificado
. Espaços verdes/arborização
. Acessibilidades
. Iluminação

Esta intervenção é  uma das peças na prevista requalificação global do centro da cidade, consolidando a expansão para norte, assumida com o novo Complexo de Desporto e Lazer. Nesse local, em adiantado curso,  está a requalificação da Rua Tavares da Silva, eixo estruturante que interliga a Escola Secundária, CDE e a nova piscina, contribuindo para o esforço de reabilitação do espaço público da sede do concelho, também incentivando os privados nesse esforço conjunto.