200 crianças a jogar Xadrez em Estarreja

O II Torneio Municipal de Xadrez vai juntar 200 alunos entre os 6 e os 10 anos, no Multiusos, a partir das 14h.

quarta, 17 de abril 2013

No próximo sábado, dia 20, Estarreja receberá pelo segundo ano consecutivo o Torneio Municipal de Xadrez, no Multiusos, entre as 14h e as 18h. Em prova vão estar cerca de 200 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

A realização deste encontro enquadra-se no âmbito do programa de Atividades de Enriquecimento Curricular, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, através da entidade dinamizadora das Atividades de Enriquecimento Curricular – Projeto PETIz da Universidade de Aveiro, que integra o Xadrez na oferta das atividades desenvolvidas nas escolas dos Agrupamentos de Estarreja, Avanca e Pardilhó, desde o início do presente ano letivo.

Em Estarreja, 350 crianças dos 3º e 4º anos do 1º ciclo praticam esta modalidade em sala de aula. O coordenador da área do Xadrez do Projeto PETIz – Projeto Escola a Tempo Inteiro da Universidade de Aveiro, também professor/treinador do Clube de Xadrez do Colégio Português, Dinis Furtado, refere que em termos nacionais Estarreja é um dos poucos municípios a ter xadrez em todas as suas escolas do 1º ciclo (nas AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular).

Além do mais, o xadrez é uma das atividades que os alunos adoram. Num inquérito realizado junto das crianças, mais de 90 % indica que gosta ou que gosta muito da atividade.

REGULAMENTO

Apresentação: O Xadrez é considerado, de forma unânime, entre muitos estudiosos, como uma poderosa ferramenta educativa. A capacidade do cálculo, da concentração, a responsabilidade e a tomada de decisões são algumas das habilidades que a prática do Xadrez, na infância, ajuda a reforçar. Assim sendo e tendo em vista não só as competências atrás referidas, mas também o convívio e a festa que é participar num torneio desta natureza, levamos a cabo pelo segundo ano consecutivo este Encontro de Xadrez.

Organização: O Torneio é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja em conjunto com o Projeto PETIz, da Universidade de Aveiro, contando com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja, Avanca e Pardilhó, do Centro Recreativo de Estarreja, dos Agrupamentos de Escolas de Cacia e de Eixo, dos Clubes de Xadrez do Colégio Português, do ATL da Coutada (Ílhavo), da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo), do Núcleo do Desporto Escolar – Xadrez do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, da Associação Estamos Juntos (AEJ) de São João da Madeira e da Associação de Xadrez de Aveiro.

Participantes: Alunos a frequentar a atividade de Xadrez, no âmbito das AEC’s promovidas pela CME em parceria com a UA e as Escolas dos Agrupamentos de Estarreja, Avanca e Pardilhó no ano letivo 2012/2013. A prova está limitada à participação de 200 alunos.

Local da Prova: Multiusos (Parque Municipal do Antuã)

Acompanhamento e transporte: O transporte e acompanhamento dos alunos (incluindo durante as pausas entre jogos/rondas) é da responsabilidade dos Encarregados de Educação e deve acontecer fora do local dos jogos. O público não poderá permanecer na área dos jogos, existindo, para o efeito, uma zona designada no início do torneio. O público deverá manter absoluto silêncio para não perturbar os xadrezistas em competição, devendo também desligar telemóveis e outros equipamentos sonoros. Os alunos deverão levar lanche e um boné (caso as condições climatéricas assim o justifiquem). Todos os objetos não necessários à realização dos jogos (como lanche, pertences, entre outros) são da inteira responsabilidade dos Encarregados de Educação, não se responsabilizando a organização por quaisquer danos ou perdas que sucedam.

Sistema de Jogo: Suíço de 7 rondas (acelerado nas 2 primeiras) em partidas de 10 minutos para cada jogador. O emparceiramento e a classificação são estabelecidos pelo programa “SwissManager”. Os alunos serão ordenados da seguinte forma: ano escolar (4.º ano - ELO 1150, 3.º ano - ELO 1100, 2.º ano ELO - 1050 e 1.º ano ELO - 1000) seguido de ordem alfabética.

Prémios:
Do 1.º ao 5.º da Geral: Troféu - Da 1.ª à 3.ª Feminina: Troféu
Do 1.º ao 3.º do Agrupamento de Escolas de Estarreja, do Agrupamento de Escolas de Avanca e do Agrupamento de Escolas de Pardilhó: Troféu
1.º do 1.º Ano Geral, 1.º do 2.º Ano Geral, 1.º do 3.º Ano Geral, 1.º do 4.º Ano Geral: Troféu
Restantes atletas: Medalhas.

Haverá um Prémio Surpresa a ser sorteado por todos os participantes.

Os prémios são distribuídos em função da classificação exata (não sendo cumulativos); o desempate é feito pelo próprio sistema informático (1.º - Bulcholz cortando o pior resultado, 2.º - Bulcholz Médio, 3.º - Sistema FIDE/Progressivo).

ESCOLAS PARTICIPANTES:
Agrupamento de Avanca
• EB1 Bandeira
• EB1 Congosta
• EB1 Mato
Agrupamento de Estarreja
• EB1 Cabeças
• EB1 Pinheiro
• EB1 Póvoa
• EB1 Padre Donaciano
• EB1 Santo Amaro
• EB1 Laceiras
• EB1 Senhora do Monte
• EB1 Canelas
• EB1 Terra do Monte
Agrupamento de Pardilhó
• EBI/JI Pardilhó

Disposições Finais: A tudo o que não esteja previsto nestas normas serão aplicadas as Regras do Jogo de Xadrez da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e o Regulamento de Competições (RCP) da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX).

Mais info na página do Projeto Petiz no Faceebook

A lista de inscritos pode ser consultada neste link

“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.” (GM J. R.Capablanca, ex-campeão Mundial)