Filmes de animação presentes no Avanca 2012 são exibidos na Letónia

O primeiro momento do festival internacional de cinema AVANCA 2013 irá acontecer já no dia 23 de Abril na Letónia.

segunda, 22 de abril 2013

O primeiro momento do festival internacional de cinema AVANCA 2013 irá acontecer já no dia 23 de Abril na cidade de Aluksne, no nordeste da Letónia. Oito curtas-metragens de animação, selecionadas de entre os filmes que em julho último foram exibidos em competição no festival AVANCA, serão projetadas nesta cidade, situada nas margens do lago de mesmo nome, perto da fronteira com a Estónia e a Rússia.

"15 Bilhões de Fatias de (-t) + Deus" de Cláudio Jordão e "Lágrimas de um Palhaço" de Cláudio Sá serão os filmes portugueses em exibição, no contexto deste evento.

O filme alemão "Loom" de Jan Bitzer, Ilija Brunck e Csaba Letay, vencedor do Prémio Animação no AVANCA 2012 e "Borderline" do suiço Dustin Rees, distinguido com uma Menção Especial Animação no mesmo evento, fazem parte desta seleção de obras em exibição.

A programação é complementada pelos filmes "Koffie" (Holanda) de Sjaak Rood, "Itsihitanantsu" (Rússia) de Natalia Ryss, "Moirai" (Alemanha) de Kerstin Unger, Jasper Diekamp e "Prohveti Sünd" (Estónia) de Rao Heidmets, realizador de quem o AVANCA tem regularmente exibido a sua obra, tendo em 2000 dirigido em Avanca um workshop sobre animação de bonecos tridimensionais.

Todos estes filmes tiveram estreia no nosso país no decorrer do “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.
Esta “1ª Mostra de Animação do AVANCA 2012 em Al?ksne” é a primeira colaboração entre o festival e a instituição local ABJC (Al?ksnes B?rnu un Jauniešu Centrs), programada por Clarissa Rodrigues e Eunice Castro.

Esta iniciativa de partilha audiovisual entre as duas vilas procura estabelecer uma primeira ponte entre dois países dos extremos da Europa.

Sendo a primeira vez que o Festival de Cinema AVANCA realiza uma extensão nos países Bálticos, esta não é no entanto a primeira vez que o festival se apresenta noutros países. Anteriormente o AVANCA foi alvo de mostras em Cuba, França, Grécia, Itália e Japão, mantendo parcerias com diversas organizações internacionais.

Entretanto, ultimam-se os preparativos para o AVANCA 2013 que este ano irá acontecer a partir de 20 e terá a sua competição internacional entre 24 e 28 de julho próximo. O Festival é uma organização conjunta do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, e conta com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.