Rombo do Rio Antuã reparado

A Câmara Municipal de Estarreja voltou a reparar os estragos assinaláveis que ocorreram na margem do Rio Antuã, entre a ponte da Refer e o Porto de Vacas, Salreu.

quinta, 02 de maio 2013

A Câmara Municipal de Estarreja voltou a reparar os estragos assinaláveis que ocorreram na margem do Rio Antuã, entre a ponte da Refer e o Porto de Vacas, Salreu, que foi destruída durante o temporal de janeiro, no mesmo local onde a estrutura já havia colapsado um mês antes, em dezembro, numa extensão de mais de 50 metros. Também nessa altura, a autarquia interveio com o objetivo de proteger os campos da grande inundação que então ocorreu.

O vereador das Freguesias e Proteção Civil da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, fez no terreno o ponto de situação relativamente às obras efetuadas pela autarquia, que desta forma se tem substituído continuamente às entidades competentes na resolução destes problemas.

Reunidas as condições para deslocar meios pesados para o local, nomeadamente tendo o nível da água baixado, só agora foi proceder à reparação definitiva da margem do Rio, faltando aplicar a camada em saibro e proceder à limpeza dos terrenos afetados, o que ocorrerá apenas quando secarem.

Câmara restaura margens do Esteiro de Canelas

Face aos prejuízos causados pelo mau tempo no início deste mês, a Câmara Municipal avançou ainda para a reparação do Esteiro de Canelas. Numa primeira fase foram restabelecidas as margens e o caminho do lado de Canelas e agora ir-se-á proceder à reparação do lado de Salreu (margem norte do esteiro), sendo um trabalho de difícil execução pelo facto dos acessos terem sido completamente destruídos, o que impede no imediato a deslocação de material e equipamentos pesados para o local.

Baixo Vouga na Assembleia da República

Entretanto e por proposta do PCP, o presidente da Câmara de Estarreja e o diretor de Agricultura do Centro vão ser ouvidos na comissão parlamentar de Agricultura e Mar sobre a destruição das proteções dos campos agrícolas no Baixo Vouga lagunar. O mesmo grupo parlamentar reclama a realização de uma intervenção de emergência para reconstruir o talude afetado no Esteiro de Canelas.

Também os parlamentares do PSD questionaram a tutela sobre qual a possibilidade de o MAMAOT finalizar durante o ano de 2013 os estudos prévios, necessários à concretização das obras do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Vouga Lagunar, de modo a que este seja prioritário no início do próximo quadro de financiamento comunitário. O PSD lembrou que as intervenções operadas são da responsabilidade da administração central e nesse sentido questiona o ministério sobre qual a disponibilidade para assumir os encargos que a Câmara Municipal de Estarreja já teve com a reparação dos rombos nos esteiros.