Cartão Sénior apoia 700 idosos

Um total de 721 idosos têm Cartão Sénior Municipal. Este programa criado em 2004 pela Câmara Municipal de Estarreja tem como objetivo proporcionar benefícios a todos os idosos reformados e pensionistas do concelho com mais de 65 anos.

segunda, 13 de maio 2013

No ano passado aderiram ao Cartão Sénior 73 estarrejenses (56 benefícios gerais e 17 benefícios específicos). No primeiro trimestre deste ano, foram apresentadas 17 candidaturas. Em 2012, na vertente dos benefícios específicos, a Câmara Municipal ajudou 54 idosos, comparticipando com um valor global de 2731,35€, para um total de 147 pedidos apresentados. Entre 2006 e 2012, a autarquia desembolsou um total de 21903,09€, destinados a ajudar idosos economicamente mais desfavorecidos.

Dos 721 munícipes com cartão sénior, a grande maioria diz respeito a benefícios gerais, sendo que 102 pessoas acedem a benefícios específicos.

O lançamento do Cartão Sénior em 2004 foi uma forma encontrada pela Câmara Municipal de Estarreja de contribuir para a melhoria das condições de vida dos seniores do concelho, considerando a necessidade de estabelecer apoios a esta franja da população mais desprotegida.

Benefícios gerais e específicos

Os benefícios são concedidos em diversas áreas, desde a cultura e o lazer, ao desporto, passando pela saúde e pelo comércio local.

A atribuição de benefícios apresenta-se em duas modalidades:

. Benefícios gerais, destinados a todos os idosos independentemente do valor dos seus rendimentos;

. Benefícios específicos, que são acrescidos aos anteriores mas destinados exclusivamente a seniores cujo rendimento per capita não exceda os 70% do Salário Mínimo Nacional, ou que, encontrando-se em situação de deficiência ou acamados não aufiram um rendimento per capita superior ao Salário Mínimo Nacional, destacando-se neste campo a comparticipação em produtos de higiene para os seniores que se encontrem acamados ou em situação de deficiência e o direito de preferência no Programa Casa Melhor – de Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município.

CANDIDATURAS
As candidaturas ao Cartão Sénior devem ser apresentadas no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, localizado nos Paços do Concelho, no seguinte horário: 9h-16h.

Mais informação neste link e Regulamento aqui