Bolsas de Estudo do Ensino Superior beneficiam 10 jovens

A Câmara Municipal de Estarreja atribuiu a 10 estudantes os primeiros cheques referentes às Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico. A autarquia mantém a medida de apoio aos estudantes com dificuldades económicas, pese as restrições e reduções orçamentais.

quarta, 15 de maio 2013

Numa sessão informal que decorreu na última segunda-feira de manhã nos Paços do Concelho, o presidente do Município, José Eduardo de Matos, e o vereador da Educação, João Alegria, entregaram aos jovens a primeira tranche da bolsa.

Foram concedidas 10 bolsas, com um valor de 500 € cada, correspondendo a 50€/mês durante o período de 10 meses do ano escolar. O apoio global atribuído pela autarquia é de 5 mil €.

“Sem prejuízo do contributo de todos, desde logo da família e da escola, incumbe também às autarquias locais, especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens, não podendo as diferenças económicas e sociais, serem fatores impeditivos do acesso à educação e à formação”, refere o preâmbulo do Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo destinado a alunos do Ensino Superior e Politécnico, área que não é da competência municipal.

Cecília Pinho recebeu, em representação do seu filho que está a estudar na Covilhã, esta primeira quantia da bolsa referindo a importância que tem para o orçamento familiar. “Face aos tempos que estamos a viver, é sempre uma muito boa ajuda. Os nossos salários são relativamente baixos e um filho na faculdade envolve muito gasto”, em especial quando o estudante está deslocado o que implica despesas acrescidas de alojamento e alimentação, para além das habituais propinas e dos custos com transporte. “Este pequeno contributo da Câmara é muito importante e ajuda-nos bastante”, remata.

Estudar a servir a comunidade

Cada estudante assume perante a comunidade um duplo sentido de responsabilidade: por um lado, a exigência e o esforço de se aplicar para a obtenção dos melhores resultados escolares, melhorando as suas competências, ajudando a sua família e capacitando a comunidade; e, por outro, de prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade desenvolvendo a sua participação cívica nos serviços da autarquia ou em instituições do Concelho.

Esta contrapartida pelo benefício que recebe tem dado excelentes frutos, destacando-se o projeto “Músicos da Nossa Terra” que realizou em março a 2ª edição, envolvendo diretamente duas centenas de jovens e tendo já merecido a participação num programa da RTP.

Para  João Alegria, “o esforço da autarquia tem sido reconhecido e é muito reconfortante poder encontrar estudantes que, graças a este apoio que tem vindo a ser concedido, só assim puderam terminar a sua formação superior. Daí que as Bolsas de Estudo para o Ensino Superior e Politécnico assumem uma particular importância, no sentido de estimular a frequência de cursos superiores e melhorar, dessa forma, o tecido económico do concelho, dotando-o de quadros técnicos superiores”, remata o vereador da Educação.

O atual executivo, tendo criado este apoio em 2009, assume como constituindo sua obrigação, estimular e motivar os jovens para estudarem, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos. É, sobretudo, um sinal positivo ao potencial humano do concelho de Estarreja.