Pensar os trilhos das gerações futuras

II Congresso de Psicologia de Estarreja decorre até amanhã no Cine-Teatro, com cerca de 200 participantes.

quinta, 16 de maio 2013

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Mourinho Baptista, realçou a importância da descentralização de iniciativas na sessão de abertura do II Congresso de Psicologia de Estarreja, esta manhã no Cine-Teatro. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, deus as boas-vindas aos cerca de 200 participantes, assinalando as boas razões para que, nesta sociedade global hiperconsumista e num Portugal de tensões, se pare para pensar e se busquem boas conclusões para boas práticas.

“A presença da psicologia deve estar em todo o lado a dar contributos positivos para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. É importante que trabalhos deste género possam ser desenvolvidos em todo o país. Parabéns pela 2ª edição e pela escolha do tema”, afirmou o representante dos psicólogos.

Com o tema “Gerações futuras: pelos trilhos da infância e da adolescência”, e à semelhança do que ocorreu na 1ª edição, este evento tem como principal objetivo a partilha de perspetivas e conhecimentos teórico-práticos, nos domínios da infância e adolescência, nas suas mais variadas formas e contextos de aplicação e intervenção.

“Temos que nos preocupar com eles, são o futuro do nosso país”, continuou referindo-se ao milhão e meio de crianças e jovens, dos 0 aos 14 anos, registados em Portugal, um país onde a “saúde mental continua a ser negligenciada” e vista como um “produto de luxo” quando na realidade se trata de um “produto de primeira necessidade” cuja intervenção atempada pode evitar muitos problemas, para além dos benefícios também económicos que daí advêm. “Podemos fazer intervenções de baixo custo com ganhos significativos e com reflexos na vida adulta”, sublinhou.

Mourinho Baptista realçou a importância desta disciplina no auxílio aos decisores, “que precisam de bases sólidas para tomar decisões. A psicologia produz estudos e relatórios e estes dados são extremamente importantes pois fundamentam a atividade da psicologia, mostram a sua intervenção e eficácia e mostram também como é que nós podemos, para além de produzir bem-estar e adaptação, reduzir os custos associados a um conjunto de perturbações”.

Este segundo congresso organizado internamente, pelo Gabinete de Psicologia do Município, tem o efeito de fazer “parar para pensar”, afirmou o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos. “A sociedade atual implica da nossa parte uma reflexão mais profunda e diferente. Vivemos tempos complicados e desafios como nunca vivemos”, acrescentou. E para o autarca “criar boas discussões é um aspeto fundamental”, gerando-se boas práticas que devem ser replicadas.

Durante o dia de hoje, no decorrer dos trabalhos falou-se de avaliação em Educação Pré-Escolar, estratégias cognitivo-comportamentais, sobre o questionário de cronótipo em crianças, sobre programas de informação e prevenção de bullying nas escolas do concelho de Águeda e a importância da Educação Especial.

O Gabinete de Psicologia de Estarreja procura desta forma reunir um conjunto de profissionais que se dedicam ao trabalho com crianças e adolescentes, esperando-se contribuir para a formação destas que serão as gerações do futuro. Os trabalhos decorrem até amanhã no Cine-Teatro Municipal.

Programa do 2º dia de trabalhos

17 maio [sexta-feira]

1º Painel Moderadora Maria de Lurdes Breu, Presidente da Cerciesta de Estarreja e Ex-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

10h00 Psicologia do desporto: novos paradigmas