Câmara reduz custos de incubação de empresas

segunda, 20 de maio 2013

Mais uma medida de apoio destinada às pequenas empresas, que se queiram instalar ou já se encontrem em atividade na Incubadora de Empresas de Estarreja. A Câmara Municipal deliberou por maioria aprovar a nova Tabela de Preços da Incubadora, procedendo a uma redução nos custos de incubação. Os novos valores entraram em vigor no passado mês de abril.

A autarquia considera que a renda mensal anteriormente praticada para a incubação de empresas estava desajustada da atual realidade económica, inibindo o aparecimento de novos empreendedores e com efeitos nefastos para os que tentam subsistir.

Nesse sentido, de acordo com a cláusula 13ª dos contratos celebrados entre o Município e as empresas incubadas e ainda de forma a mitigar o impacto que a atual retração económica causou junto dos empreendedores, a autarquia decidiu reduzir a mensalidade, mantendo a renda de 150€ por mês durante os três primeiros anos de incubação, quando até agora a mensalidade subia para 200€ no ano 2 e para 240€ no ano 3. Esta medida permitirá uma poupança global de 1600€ para as empresas.

Dar vida a novas empresas

Essa é a missão da Incubadora, com sede no Antigo Colégio, que abriu portas no dia 2 de junho de 2010. O polo está inserido na IERA – Incubadora em Rede da Região de Aveiro, resultante da parceria dos municípios da Região de Aveiro e da Universidade de Aveiro. A Câmara Municipal foi a responsável pelas obras de remodelação do edifício da antiga Escola Padre Donaciano, disponibilizando-o a quem procura lançar novas ideias empresariais no mercado.

2ª fase do projeto em curso

Este ano avançará a 2ª fase da reabilitação do Antigo Colégio, incluindo ampliação da incubadora, remodelação de espaços e melhoramento das acessibilidades, num investimento global de 250 mil €, com comparticipação comunitária de 85%, inserida na Rede Urbana para a Competitividade e Inovação, da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Parceria com a Universidade de Aveiro

Para além das salas de incubação, a Incubadora oferece um conjunto de serviços como orientação técnica, acompanhamento na elaboração do Plano de Negócios ou aconselhamento jurídico, contabilístico e financeiro. A plataforma de serviços de incubação é baseada no know-how e nas competências detidas pela GrupUNAVE, da UA, contribuindo para a alavancagem e consolidação da atividade empresarial e para a inovação do tecido empresarial local.

Mais informações sobre a Incubadora de Empresas de Estarreja neste link

Consulte as Atas das Reuniões de Câmara aqui