Festim 2013: Rabih Abou-Khalil, D’Callaos e H’Sao são as grandes apostas do festival

quinta, 23 de maio 2013

De 21 de junho a 26 de julho, o Festim regressa aos palcos da região de Aveiro. Nesta edição, o festival intermunicipal percorre os municípios de Estarreja, Águeda, Aveiro, Sever do Vouga e Albergaria-a-velha, com 13 concertos de músicos do mundo. 5 anos de um Festim garantido até 2016.

O libanês Rabih Abou-Khalil fica responsável pela abertura do festival organizado pela d’Orfeu Associação Cultural, em rede com cinco municípios da Região de Aveiro. Num projeto fantástico de fusão com o fadista português Ricardo Ribeiro, Rabih Abou-Khalil inaugura a 5ª edição do Festim no dia 21 de junho no Espaço d’Orfeu (Águeda), e dia 22 de junho no Cine-Teatro de Estarreja, numa noite onde se celebra o 8º aniversário do referido equipamento cultural estarrejense. Rabih Abou-Khalil, na opinião de Luís Fernandes, diretor artístico do festival, é “um dos grandes nomes” que passaram na galeria de concertos do Festim, nos últimos anos.

Na conferência de imprensa de apresentação da 5ª edição do Festim, que decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de maio, no Cine-Teatro de Estarreja, Luís Fernandes referiu ainda que este ano “representa o início de um novo ciclo de quatro anos que garante o Festim até 2016”, num reencontro com os municípios da Região de Aveiro através de uma maior versatilidade e de diferentes escalas. Uma forma de “ganhar sustentabilidade e adaptar o festival às novas realidades”.

Como anfitrião, Abílio Silveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, não deixou de destacar o Festim como “marca cultural para a região e para o país”, ressalvando a “relação intermunicipal de sucesso” em torno de um festival que “contraria as dificuldades que estão a passar por todos nós, invertendo-as e dando um sinal de que é preciso festa”. Esta conferência de imprensa contou ainda com José Licínio Pimenta, Vereador da Câmara Municipal de Albergaria, Elsa Corga, Vereadora do Município de Águeda, António Coutinho, Vice-Presidente de Sever do Vouga e Maria da Luz Cardoso, Vereadora da Câmara de Aveiro.

6 nomes internacionais em 6 fins-de-semana

A Rabih Abou-Khalil seguem-se outros nomes da world music que garantem a dimensão do festival dentro de uma verdadeira diversidade cultural. Wazimbo (28 e 29 de junho), veterano da marrabenta, é uma estrela internacional que chega agora a Portugal, dando o calor dos ritmos moçambicanos ao Festim.

Em julho, Susheela Raman (5 e 6 de julho), proveniente da Índia, dá voz a um concerto ancestral e intimista; D’Callaos (11 e 12 de julho), fusão da rumba catalana e do flamengo junto à voz exuberante de La Canija, revela ser outra “grande aposta no Festim”, na opinião de Luís Fernandes; The Klezmatics (18, 19 e 20 de julho), mais conceituado grupo de música klezmer do mundo e, para encerrar, o Festim recebe H’Sao (25 e 26 de julho), em estreia absoluta em Portugal, num cruzamento da música de cariz africano com o gospel, jazz, pop e blues do continente americano.

Consultar todas as datas e locais do Festim em www.festim.pt
Rabih Abou Khalil no Cine-Teatro de Estarreja