Encontrar a química no dia-a-dia

Alunos assistem a espetáculo de ciência

Uma sequência de transformações químicas surpreendentes proporciona um espetáculo apelativo, que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Este é o objetivo do espetáculo de ciência “Química por Tabela 2.0”.

terça, 04 de junho 2013

Uma sequência de transformações químicas surpreendentes proporciona um espetáculo apelativo, que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Este é o objetivo do espetáculo de ciência “Química por Tabela 2.0” – estreado mundialmente em Estarreja há três anos na V Semana da Cultura Científica e agora adaptado ao 1º ciclo – que os alunos de Estarreja vão poder assistir na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, no Cine-Teatro de Estarreja. Estão agendadas duas sessões para as 10h30 e 14h que irão envolver um total de 600 alunos.

O espetáculo está inserido no projeto “Ciência em Movimento”, uma iniciativa promovida pelos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro) e pelo Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro. A ação destina-se a estudantes do 1º ciclo do ensino básico.

Com a duração de um ano, o projeto contempla a realização, nos estabelecimentos de ensino da região, de várias oficinas temáticas nas áreas da Robótica, Química, Biologia, Geologia e Física.

Em Estarreja, o "Ciência em Movimento" prevê também a exposição itinerante “Perspetivas Arte & Ciência”, que estará em julho na Casa da Cultura, e uma animação de verão, com a realização do workshop “Ciência e cosmética”, no dia 20 de julho, na Quinta do Marinheiro, em Avanca. Para outubro está previsto mais um espetáculo de ciência (Física Viva - 15 de outubro) e a aventura “Pai, vou ao espaço”.

Programa da Ciência em Movimento em Estarreja

Espetáculo de ciência Química por Tabela 2.0
5 de junho | 10h30-11h30 e 14h-15h | Cine-Teatro
Uma sequência de transformações químicas surpreendentes proporciona um espetáculo apelativo, que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), este espetáculo é agora apresentado em Estarreja.
Público-alvo: alunos do 1º CEB do Município

Perspetivas Arte & Ciência
2 a 21 julho | Casa Municipal da Cultura
Exposição de fotografia científica intitulada “Revelações – vida na areia vida na rocha”, da autoria do biólogo Victor Quintino, investigador do Departamento de Biologia da UA.

Ciência no Verão Workshop “Ciência e cosmética”
20 julho | 10h-12h / 14h-17h | Quinta do Marinheiro / Casa-Museu Egas Moniz
Abordar os conceitos científicos relacionados com a higiene e a cosmética pode ser tão divertido quanto científico. Recorrendo a diversos produtos naturais, os participantes podem descobrir a ciência envolvida no fabrico de sais de banho e de um creme de mãos, e no final levar consigo as amostras produzidas.
Duração de cada sessão: 45 minutos
Público-alvo: público geral (participação livre, sem inscrição prévia)