Vamos festejar o santo padroeiro de Estarreja!

As Festas de Santo António em Estarreja abrem oficialmente esta sexta-feira, dia 7 de junho. O Mercado Antigo e o Desfile Etnográfico, no domingo, e o concerto de José Cid, no sábado, são os pontos altos dos festejos durante o próximo fim-de-semana.

quinta, 06 de junho 2013

Ao longo das festividades há uma oferta cultural preenchida com concertos, marchas, exposições, gastronomia regional, folclore e desporto. E a Praça Francisco Barbosa é o local de eleição de encontro e convívio. São muitas as oportunidades que os estarrejenses e visitantes têm para se divertir, com entradas livres.

Os momentos já tradicionais, como o Mercado Antigo, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, as Marchas de Santo António, as Tasquinhas de Gastronomia Regional, os concertos, as exposições e os eventos das associações locais animam o município durante estes dias.

A vida no século passado

No domingo, dia 9, durante todo o dia, o Mercado Antigo relembra o quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com cerca de 8 dezenas de espaços de venda, produtos e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade local. A praça central do Município enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria.

Às 11h terá início o Desfile Etnográfico, em que os participantes mostram os costumes e a forma de vida dos nossos antepassados. Este ano com novo percurso, o cortejo forma na Avenida Visconde de Salreu, passa na Rua Alberto Souto em direção à rua dos Paços do Concelho e termina no Largo dos Combatentes. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

Como não podia deixar de ser e cumprindo a tradição, as Tasquinhas trazem os sabores típicos da gastronomia local. 12 Coletividades irão confecionar os petiscos e iguarias da nossa região (7 a 9 junho: Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, Saias – Associação Recreativa, Associação Cultural de Salreu, GRESFA, Xatiados, GRES Trepa de Estarreja/ 14 a 16 junho: ACADOF, Morenos, Escola de Samba Tribal, ACRES Vai Quem Quer, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Triângulo Virgem).

Imagens do Mercado Antigo do ano anterior disponíveis neste link

7, sexta
14h Multiusos IV Encontro de Danças Folclóricas da Cerciesta
18h Biblioteca Inauguração da Exposição de Fotografia “Mercado Antigo” do Núcleo de Fotografia do Baixo Vouga