José Eduardo de Matos envolve Governo no plano estratégico

O contributo do presidente do Município em defesa da Cirurgia de Ambulatório

No contributo para o Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHVB), o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, reforçou a defesa categórica da Cirurgia de Ambulatório no Hospital de Estarreja, transmitida às entidades competentes e Governo e à Assembleia da República

quarta, 19 de junho 2013

No contributo para o Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHVB), o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, reforçou a defesa categórica da Cirurgia de Ambulatório no Hospital de Estarreja, transmitida às entidades competentes, ao Governo e à Assembleia da República, através de um documento onde fundamenta e aponta as razões que devem ser tidas em conta para garantir dinâmicas hospitalares em Estarreja e para a manutenção da Cirurgia de Ambulatório, referindo "faltas e omissões" do Conselho de Administração do CHBV na sua ponderação.

José Eduardo demonstra que Estarreja tem um polo de excelência e ignorar tal facto é desperdiçar a potenciação de tal serviço. O autarca defende uma estratégia que deve equilibrar as diferentes perspetivas, olhando à satisfação do utente, sendo imperioso "manter serviços com qualidade", como a Cirurgia em Estarreja. Ideias transmitidas pessoalmente ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, e ao presidente do Conselho de Administração da ARS – Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso.

Concentrar em Aveiro é uma hipótese rejeitada por José Eduardo de Matos, defensor de uma “matriz tripolar que a rede do Centro Hospitalar não está a garantir para Estarreja ao concentrar em Aveiro. É uma luta diária. São dossiês com muito trabalho feito, que legitimam as nossas reivindicações e respostas de gestão mais ligadas ao interesse do utente”, afirmou na sessão solene do Dia do Município, a 13 de junho. Recorde-se que o CHBV integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

O documento de defesa da Cirurgia de Ambulatório no Hospital de Estarreja, assinado pelo autarca, já foi remetido à Reunião de Câmara e à Assembleia Municipal.

Entretanto foi marcada uma  sessão extraordinária da Assembleia Municipal para o próximo dia 21 de junho de 2013, sexta-feira, pelas 20h30, no Edifício dos Paços do Concelho, tendo como ponto único na ordem do dia a discussão sobre “A Saúde no Município de Estarreja e o Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga” (CHBV) e excecionalmente terá um período destinado à intervenção do público.

Também a CI da Região de Aveiro tomou uma posição sobre o plano estratégico.