Inauguração da Variante Sul ao Eco Parque / EM-558

Homenagem aos Carpinteiros Navais

A Câmara Municipal inaugura a Variante Sul ao Eco Parque Empresarial este sábado, dia 29, pelas 10h, junto à nova rotunda na entrada de Pardilhó e promove uma homenagem aos carpinteiros navais

segunda, 24 de junho 2013

A Câmara Municipal de Estarreja inaugura a Variante Sul ao Eco Parque Empresarial de Estarreja (Estrada Municipal 558) no próximo sábado, dia 29 de junho de 2013, pelas 10h00, junto à nova rotunda na entrada da freguesia de Pardilhó. Nas portas da “Vila da Ria”, será promovida uma justa homenagem aos carpinteiros navais que se dedicavam e ainda dedicam à construção das típicas embarcações da Ria de Aveiro, como o moliceiro, a bateira e o mercantel ou o barco de arte xávega.

As acessibilidades assumem um papel de relevo para a qualidade de vida da população, naquela que tem sido uma das prioridades de intervenção no concelho. A beneficiação da Variante Sul ao Eco Parque Empresarial representa uma melhoria das infraestruturas de suporte às atividades empresariais/industriais e da mobilidade urbana. Reconstruída há 20 anos, a via encontrava-se em mau estado de conservação e apresentava um elevado índice de perigosidade por alagamentos pluviais.

A Variante Sul delimita pelo lado Sul o Eco Parque, sendo atualmente a sua única acessibilidade, servindo as empresas aí instaladas e a ala poente do Polo Químico (Dow e Ar Líquido). Estabelece a ligação entre a cidade de Estarreja e a vila de Pardilhó e serve ainda de acesso à Murtosa, através da Estrada dos Moleiros.

Aposta na Ciclovia

A requalificação da estrada numa extensão de 2.850 metros, com adoção de uma plataforma única, deu ainda continuidade à Rede Municipal de Ciclovias e Percursos Pedonais. Ao melhorar as condições de circulação, sai reforçada a segurança rodoviária e a acessibilidade a uma área de concentração empresarial, tendo sido criada uma rotunda de acesso ao Eco Parque.

Financiada pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, a requalificação da Variante Sul representou um investimento total de 528.648,46 €, com uma comparticipação de 80% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Reconhecer os construtores das embarcações típicas da Ria e do Mar

Em terra com forte tradição à Ria de Aveiro e à construção dos tradicionais barcos, a sessão de inauguração inclui a homenagem aos Carpinteiros Navais, com a inauguração de um monumento da autoria de Marco Almeida Matos na rotunda de entrada na freguesia, numa ação da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Pardilhó.

Sede da mais movimentada ribeira do município – a Ribeira da Aldeia, com o longo cais cheio de barcos e um histórico estaleiro de reparação –, na freguesia ainda existem dois mestres carpinteiros navais, António Esteves e Felisberto Amador, sobreviventes dos tempos áureos das embarcações em madeira.

Hoje, ainda é possível vivenciar a construção e pintura de moliceiros, bateiras ou barcos de arte xávega (do mar) nos dois estaleiros próximos da Ribeira das Bulhas, além da saudosa oficina de reparação de embarcações na Ribeira da Aldeia.

António Esteves aprendeu a arte com o mestre Henrique Lavoura, também de Pardilhó, que o entusiasmou a aprender o ofício no seu estaleiro, nas épocas áureas em que “havia muitos moliceiros e construtores, pelo menos 7 estaleiros em Pardilhó”.

Recentemente, a Câmara Municipal acolheu o espólio de Mestre Lavoura e recebeu por doação de José Duarte da Silva e pela família de Diniz Tavares de Matoso o estaleiro tradicional em madeira de construção naval, situado na Ribeira da Aldeia, com o objetivo de preservar o rico património da construção naval.

Recorde-se que foi fixada em Pardilhó em 1937 a delegação distrital do Sindicato Nacional dos Operários da Construção Naval, que passou a sede nacional em 1967.