O capital natural como fonte de desenvolvimento económico

Seminário Bioria reúne especialistas em torno da economia verde

De 12 a 14 de julho, o Bioria promove um seminário que aborda a natureza como base de desenvolvimento e potencial económico. Do programa sobressaem nomes como Arlindo Cunha e Carlos Borrego, a apresentação do “Guia de Mamíferos do BioRia” e a inauguração do Percurso de Fermelã. As inscrições estão abertas!

quinta, 27 de junho 2013

Uma das mais importantes ações que contribuíram para a imagem e pegada ambiental do Município de Estarreja está espelhada no projeto BioRia. Com a conclusão da Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, o pioneiro BioRia organiza um seminário teórico-prático de três dias, no mês de julho, sob o tema “O Capital Natural como Fonte de Desenvolvimento Económico”.

O evento reúne investigadores, empresários e antigos governantes do setor económico e ambiental, com o objetivo de fixar um olhar no futuro da promoção da natureza e na evolução do modelo de desenvolvimento de Estarreja.

Estas jornadas arrancam no dia 12 de julho, às 14 horas, no Cine-Teatro de Estarreja, com uma componente teórica dentro dos painéis “Turismo da Natureza” e “Economia e Sustentabilidade”.

João Jara, da empresa Birds&Nature Tours, Carlos Fonseca, Coordenador da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e João Carlos Farinha, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, são os oradores que compõem os trabalhos inseridos no primeiro painel da tarde.

O segundo painel encontra-se preenchido por personalidades que contribuíram para a abordagem  prática da implementação dum modelo de desenvolvimento económico, assente no património ambiental e na sua valorização.

Carlos Borrego, antigo ministro do Ambiente e Recursos Naturais, voz ativa em numerosos encontros mundiais em torno de assuntos como economia verde e desenvolvimento sustentável, marca presença no Seminário BioRia, dando o exemplo do Município de Estarreja na evolução da qualidade ambiental.

Também presente nesta primeira parte das jornadas, no painel “Economia e Sustentabilidade”, Arlindo Cunha, ministro da Agricultura entre 1990 e 1994, um dos grandes responsáveis pela aprovação da Política Agrícola  Comum  da União Europeia, foca-se na “Agricultura como pilar de sustentabilidade económica e ambiental”.

Rui Augusto da Costa, Professor Convidado do Departamento de Economia, Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, apresenta os resultados da sua investigação e tese de doutoramento dentro da importância do investimento privado no setor do turismo e suas consequências ao nível das dinâmicas locais.
 
Destinado a profissionais, estudantes, empresários e investigadores das diversas áreas ligadas ao património natural mas também a curiosos por áreas subjacentes como fotografia e observação de espécies, as inscrições para o Seminário BioRia são obrigatórias e devem ser feitas para o e-mail visitabioria@cm-estarreja.pt, indicando as atividades em que pretende participar. Todas as informações sobre cada ação e o programa do seminário estão disponíveis para consulta em www.bioria.com
 


Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural encerra a sessão

Especialista em temáticas como Economia Agrária, Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva toma conta do encerramento da parte teórica do Seminário BioRia “O Capital Natural como Fonte de Desenvolvimento Económico”.

Ao lado de José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, de Ribau Esteves, Presidente do Conselho Executivo da Região de Aveiro e de Pedro Saraiva, Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural presta o seu contributo dentro da importância na valorização do património natural e sua potencialização económica no Portugal de hoje.
 


Seminário em contacto direto com a natureza

À contextualização teórica segue-se o trabalho de campo que tem início na noite de dia 12 de julho, com a atividade noturna “Caminhando com as Estrelas no Percurso de Salreu” orientada por José Augusto Matos e Norberto Monteiro, e termina na manhã de 14 de julho, domingo, com a inauguração do oitavo percurso do BioRia, o Percurso de Fermelã, uma Caça ao Tesouro e um passeio na reconstruída Bateira Erveira de Canelas.

Ao longo do segundo dia de trabalhos, o seminário é transferido para o Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu. Logo pela manhã, às 9 horas, inicia-se a observação de aves no Workshop de Iniciação ao Birdwatching, pelo especialista João Jara.

Segue-se a apresentação do “Guia de Mamíferos do BioRia”, de Carlos Fonseca, Vitor Bandeira e Alexandre Azevedo. Com a chancela da Camara Municipal de Estarreja, este guia revela-se um dos pontos altos das jornadas, por significar uma importante publicação em prol do património ambiental nacional que inventaria a existência de dezenas de espécies com morada permanente em Portugal, no BioRia.

Outra novidade nas atividades promovidas pelo BioRia de Estarreja é o Workshop de Fotografia Noturna no Percurso das Ribeiras de Veiros. Com orientação a cargo de Abel Cunha e Carlos Marques, do Núcleo de Fotografia do Baixo Vouga, este workshop tem transporte à disposição dos participantes, fornecido pelo Município de Estarreja.
 

Mais de 50 km de trilhos ao longo dos encantos do Baixo Vouga Lagunar

A inauguração do Percurso de Fermelã decorre no último dia do Seminário BioRia. O novo trilho fecha a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, que atravessa o genuíno habitat da Região do Baixo Vouga Lagunar, ficando a totalizar mais de 50 quilómetros de distância para observação de centenas de espécies raras.

O BioRia, projeto pioneiro na conservação e requalificação da natureza, é da responsabilidade da Camara Municipal de Estarreja que, desde 2005 com o Percurso de Salreu, posicionou o concelho como uma referência nas dinâmicas ambientais nacionais, pintando-o com as cores vivas da natureza.

Ainda no dia 14 de julho, durante a tarde, o BioRia promove uma Caça ao Tesouro ao longo de toda a rede e envolvendo os vários veículos disponíveis: a bicicleta, o veículo elétrico e o kayak.

À noite navega-se pelos Ribeiros de Canelas a bordo da reavivada Bateira Erveira de Canelas, que em novembro passado foi reconstruída, devolvendo a típica embarcação ao Município de Estarreja. Com este passeio pelo coração do Bocage termina o Seminário Bioria.
 


Programa completo aqui


Mais informações em www.bioria.com | visitabioria@cm-estarreja.pt