160 jovens em palco com música filarmónica

O Cine-Teatro de Estarreja recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Jovem de Música Filarmónica Francisco Bingre. Este domingo, dia 7, 160 jovens de três formações encontram-se na principal sala de espetáculos do concelho

quarta, 03 de julho 2013

O Cine-Teatro de Estarreja recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Jovem de Música Filarmónica Francisco Bingre. Este domingo, dia 7 de julho, 160 jovens de três formações encontram-se na principal sala de espetáculos do concelho. Permanece a interpretação obrigatória de obras de autores portugueses, destacando-se este ano a colaboração do compositor Luís Cardoso.

A região de Aveiro tornou-se, a partir do início do século XIX, terreno fértil e de eleição para as bandas filarmónicas. As três bandas mais antigas de Portugal surgiram neste distrito.

É este património cultural e imaterial que a Junta de Freguesia de Canelas e a Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, querem promover junto dos mais jovens, através da organização de um festival de referência que eleva o nome da freguesia e do município.

MÚSICOS DE ESPANHA E PORTUGAL

A 2ª edição do Festival Jovem de Música Filarmónica Francisco Bingre decorre no dia 7 de julho, domingo, às 18 horas, e conta com a participação de três formações: Banda Infantil da Agrupación Musical “O Rosal” (Espanha), Grupo Jovem da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro (Portugal) e o Grupo Jovem da Banda Bingre Canelense (Portugal).

À semelhança da primeira edição, volta a marcar presença no festival um agrupamento espanhol e volta a ser obrigatória a interpretação de uma obra nacional. A 2ª edição do Festival Jovem de Música conta com a colaboração do compositor Luís Cardoso com a Banda infantil espanhola “O Rosal” e o Grupo Jovem da Banda Bingre Canelense a executar obras da sua autoria.

Este domingo, o trabalho realizado pelas escolas de música das bandas filarmónicas do concelho e arredores pode ser contemplado num espetáculo musical majestoso e apaixonante. O Festival irá ser filmado para perpetuar em formato DVD, disponibilizado posteriormente.