Exposição Documentação Cartográfica – CONSTRUÇÃO NAVAL

O Arquivo Municipal apresenta em julho um documento da série Cartografia e Desenho Técnico correspondente à sub – série Plantas Topográficas, que pode ser consultado nos Paços do Concelho.

quarta, 03 de julho 2013

A indústria da construção naval em Pardilhó teve tal importância na economia regional e nacional que o Sindicato Nacional dos Operários da construção naval Aveiro ali tinha sede regional na década de 30 do século XX.

O documento apresentado é um exemplar original de planta topográfica pertencente ao projeto de construção de armazém para construção de barcos na Ribeira da Aldeia, freguesia de Pardilhó, referente ao alvará de licença nº 19 de 10 de dezembro de 1955, tendo como requerente Manuel Dias de Bastos.

Como curiosidade podemos observar no documento, do lado direito, a planta de localização e enquadramento do imóvel pretendido, desenhado à escala 1/1000, identificando-se no local, o canal do cais da Ribeira, e os esteiros à época navegáveis assim como as zonas de juncal e lavradio.

Do lado esquerdo e à escala 1/100 a implantação do projeto do armazém a construir e respectivos alçados.

Desenhado e pintado manualmente (formato analógico) está autenticado com carimbo de visto a óleo do “Ministério da Comunicações – Junta Autónoma do Porto de Aveiro” e selo branco da mesma entidade. Apresenta assinatura autógrafa ilegível do “engenheiro-director”. Ao centro e sobre um valor selado de cinco escudos apresenta a assinatura autógrafa legível do requerente Manuel Dias de Bastos.

Em 2012 a Câmara Municipal de Estarreja celebrou a escritura de doação do estaleiro tradicional em madeira de construção naval, situado na Ribeira da Aldeia, e destinado ao domínio privado do Município.

A arte da Cartografia

A arte da Cartografia remonta ao Infante D. Henrique que em 1420 contratou um mestre cartógrafo, Jácome de Maiorca, a fim de ensinar os mais jovens a fazer cartas de marear. Quatro séculos depois, D. Maria I decidiu criar o Arquivo Militar como intuito de organizar e juntar todos os trabalhos efetuados de cartografia que fossem de interesse militar. A cartografia portuguesa moderna data de 1788 e em 1853 procedeu-se a levantamentos da Carta Geral do Reino ou carta Corográfica de Portugal.

Em 1993 foi criado o Instituto Geográfico do Exército – IGeoE, após restruturação no Exército, como sucessor do serviço cartográfico do exército, detentor da cartografia militar portuguesa.

Dos diversos tipos de documentos o cartográfico é um dos mais completos e complexos porque a nível de estrutura é composto por material de suporte que contém informação única e susceptível de ser comunicada. A constituição destes documentos permite efetuar variadas combinações devido ao conjunto de símbolos utilizados.

A linguagem utilizada é composta por um conjunto de signos normalizados que, mediante convenção estabelecida, como a escala, símbolos ou outros, permite ser transportada para um suporte mais adequado para posterior visualização e descrição, diferenciando-os de outros documentos textuais. Os processos adotados para capturar a informação podem ser de forma analógica ou digital, com recurso a fotografias aéreas ou medições no terreno.

A descrição arquivística da cartografia engloba um conjunto de atividades que intervêm para a obtenção de resultados mediante a observação direta da documentação existente sejam mapas, plantas e/ou outras formas de expressão gráfica. Assim os documentos cartográficos são produto da atividade cartográfica e transmitem informação num plano representativo de um espaço terrestre.

Do ponto de vista arquivístico a cartografia é tratada de acordo com o princípio da proveniência, em que se deve respeitar a origem dos fundos, separando os documentos produzidos por entidades diferentes, respeitando assim a estrutura ou classificação dessa mesma entidade e pode ser efetuada com diferentes níveis de detalhe que dependem de quem efetua a descrição, da natureza do material, do valor da pesquisa, entre outros, devendo as séries e sub- séries ser descritas num primeiro nível de descrição.

Série Cartografia e Desenhos Técnicos

Os documentos cartográficos formam a série cartográfica e esta tem como sub -séries os documentos descritos inseridos ao nível de documento simples ou composto. Por exemplo:
• Série: Cartografia e Desenho Técnico
• Sub- série Plantas Topográficas