11 milhões € de investimento na última década: Cobertura de Saneamento subiu de 12% para 74%

segunda, 08 de julho 2013

Em 2002, a taxa de cobertura da rede de esgotos era de apenas 12% e limitada ao centro da cidade de Estarreja. 10 anos depois, a cobertura atinge 74% do território concelhio. O balanço é feito na última edição do Boletim Municipal, no dossiê dedicado a Estarreja no século XXI, que tem feito uma análise à evolução do concelho nos últimos 10 anos e que nesta terceira parte aborda as temáticas do Ambiente, Qualidade Urbana e Respostas Sociais, destacando-se na capa, a sensibilização ambiental dos mais novos, com o retrato a um grupo de crianças a cultivar uma árvore.

A temática do Ambiente, que merece a capa da edição número 33 do Boletim, refere os 11 milhões de euros, investidos entre 2001 e 2011, em 43 empreitadas das redes de saneamento, abastecimento de água e drenagem de águas pluviais concretizadas em todo o concelho.

“Esta foi a década da redescoberta dos caminhos naturais do concelho”, refere o dossiê que começa por destacar o projeto pioneiro da Câmara Municipal, o BioRia, que marcou a viragem do concelho para a Ria, bem como as intervenções nas ribeiras e esteiros de Estarreja.

A evolução dos Espaços Verdes Públicos, que hoje totalizam os 147 e perfazendo 17ha, num contexto urbano e de que são exemplo os parques, jardins, praças, logradouros ajardinados e alamedas, aumentaram em 60% desde 2002.

No que respeita à gestão dos resíduos urbanos, limpeza e higiene pública as mudanças assinaláveis aconteceram em 2002, ano em que entrou em vigor o novo sistema de recolha de RSU e a colocação de contentores MOLOK, recipientes modernos, higiénicos e ecológicos.

Ao longo desta edição, o Boletim aborda os investimentos em curso no Eco Parque Empresarial de Estarreja, a reabertura da Casa-Museu Egas Moniz, o novo bloco da Escola Padre Donaciano, a inauguração do Multiusos no dia da Marcha 25 de abril e na área social, a recuperação de fogos da Urbanização da Teixugueira e o novo fundo de apoio social + Estarreja.

Se reside no concelho de Estarreja, pretende receber gratuitamente o Boletim Municipal e ainda não está inscrito, clique aqui para fazer o seu pedido. As anteriores edições da revista informativa estão disponíveis na página do Município neste link.