7 Workshops e 166 conferências no Festival de Cinema Avanca 2013

Cineastas, investigadores e académicos reúnem-se entre 24 e 28 de Julho no “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, orientando 7 workshops e proferindo 166 conferências numa acção de formação e investigação na área do cinema, que este ano comemora a sua 17ª edição

segunda, 08 de julho 2013

Cineastas, investigadores e académicos reúnem-se entre 24 e 28 de Julho no “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, orientando 7 workshops e proferindo 166 conferências numa acção de formação e investigação na área do cinema, que este ano comemora a sua 17ª edição.

Este ano, os orientadores dos workshops vêm de Portugal, Canadá, Espanha, EUA e Palestina.
 
O cineasta Michel Khleifi, o nome maior do cinema da Palestina, irá orientar um dos 7 workshops. Sendo também professor de teatro e cinema na INSAS, a mais célebre escola do cinema belga, Michel nasceu na Nazaré em 1950. Emigrou inicialmente para Israel, tendo-se fixado posteriormente na Bélgica. Formado em direcção de televisão e teatro pelo escola onde hoje ensina, trabalhou na televisão belga antes de iniciar a produção dos seus filmes.

As suas longas-metragens de ficção e documentários receberam vários prémios de grande prestígio, nomeadamente o Prémio da crítica do Festival de Cannes, o Golden Shell do Festival de San Sebastian ou o “André Cavens”. Neste workshop, Michel Khleifi irá trabalhar com actores experimentando os grandes estilos da representação que marcaram alguns dos grandes momentos da história do cinema.
 
Do Canadá virá Pierre Hébert, uma das grandes referências no cinema de animação mundial. Considerado um seguidor de Norman Mclaren, inventou técnicas como o “live scratch animation”. Experimentalista e “performer”, produziu, realizou e interpretou dezenas de filmes. A sua obra aproxima o cinema de animação às criações dos músicos e dos bailarinos.

Foi presidente da “La Cinémathèque Québecoise” de Montréal e ensinou animação em várias universidades. Pierre Hébert é um visionário incontornável da transversalidade do cinema de animação e a criação artística de autor. Pierre Hébert vai desafiar os participantes a produzir um pequeno filme de animação em 25 horas. O ponto de partida é um trabalho colectivo de animação e transformação, a partir de imagens reais.
 
Dos EUA virá David Jakubovic, autor do filme “The Forest is Red”, um dos premiados no AVANCA 2012. David, que com a actriz Whoopi Goldberg, realiza “Stream” uma série dramática de ficção científica, é um virtuoso da montagem. Recentemente Jakubovic terminou a montagem dos filmes “TWA Flight 800” e “When Nietzsche Wept” com Ben Cross, Armand Assante e Joanna Pacula.

David tem montado centenas de vídeos para variadíssimas companhias, incluindo Mac Cosmetics, Lancôme Paris, American Idol, Pepsi, Columbia University, Avon Cosmetics, AT&T, Sephora, Jessica Simpson's, Vince Camuto e outros. Em Avanca irá trabalhar a montagem no processo de criação de um filme entre criatividade e o rigor do processo de trabalho numa sala de montagem.
 
Também dos EUA virá o jovem realizador espanhol Àlex Lora. Distinguido com mais de 80 prémios em mais de 300 festivais de 40 países, é autor do filme “US”, premiado no AVANCA 2012. Este filme foi um dos nomeados para o Oscar-Student Academy Awards (EUA).

Com filmes na selecção oficial do Festival Sundance, com uma passagem pelo “5th Berlinale Talent Campus”, foi duas vezes nomeada para os “Catalan Academy Awards”. Paralelamente ensina cinema em prestigiadas universidades como o “City College of NY”, “ELISAVA University”, “Blanquerna Faculty of Communication” e “Universidade de Barcelona”. No AVANCA, os participantes irão fazer um filme numa única localização, com uma equipa capaz de filmar e finalizar uma curta-metragem criativa.
 
Vasco Pimentel é um dos mais requisitados directores de som portugueses. Do som directo à mistura final, trabalhou com realizadores como Raúl Ruiz, Samuel Fuller, Werner Schroeter, Wim Wenders, Vincent Gallo e realizadores portugueses como António Pedro Vasconcelos, Catarina Ruivo, Edgar Pêra, João Botelho, João Canijo, João César Monteiro, João Mário Grilo, José Nascimento, Manuel Mozos, Maria de Medeiros, Miguel Gomes, Paulo Rocha, Raquel Freire e Teresa Villaverde, entre outros.

Participou no som em mais de 130 filmes de longa-metragem, nomeadamente “Tabu”, “Transe”, "The Brown Bunny", “Rasganço”, "Lisbon Story", “Recordações da Casa Amarela”, "Der Rosenkönig".

Conjuntamente com João Antunes, professor e crítico cinematográfico, irá orientar um workshop intitulado “Os filmes não têm som porque sim...”.
João Antunes trabalha na Cinemateca Portuguesa desde 1983, foi professor de história do cinema na Universidade Moderna e programou mostras do cinema português em acontecimentos internacionais. Conferencista, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área e colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema.
 
Por último, os cineastas de animação Sérgio Nogueira e Paulo D'Alva vão reunir professores de educação visual, experimentando o conceito de ANIMATONA - uma maratona de projectos de animação a realizar por crianças e jovens nas escolas de todo o país.

Ambos professores de Educação Visual e com uma larga experiência do uso do cinema de animação na sala de aulas, são também autores de curtas-metragens premiadas internacionalmente. Sérgio Nogueira é autor do software ANIMATROPE, destinado ao ensino da animação nas escolas. De largo uso em Portugal, tem sido igualmente usado nas escolas da Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Cuba. Paulo D'Alva nasceu em Avanca e tem orientado oficinas de animação por todo o país.
 
Todos estes workshops serão coordenados pelos cineastas portugueses Joaquim Pavão, Sofia Barata, João Costa, Rosário Costa, pela atriz Isabel Fernandes Pinto e pela investigadora Solange Lima.
 
Os futuros cineastas têm de novo este ano um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar. Chamado “Cinentertainment 2”, será orientado pela equipa da Pantopeia e destina-se a jovens com idades entre os 6 e os 12 e entre os 13 e os 17 anos.
 
Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Região de Aveiro, Academia Portuguesa de Cinema, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, ESAP, ESAD, APEVT, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.