IPSS empregam mais de 400 pessoas em Estarreja

quarta, 07 de agosto 2013

16 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Estarreja empregam 434 pessoas. Estas organizações prestam serviço a mais de 1597 pessoas.

No seu conjunto, as IPSS são das entidades que geram mais emprego no concelho de Estarreja. A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja, Rosa Simão, realça também por essa via do emprego a “importância social destas instituições”. Estes dados foram analisados em sede da Rede Social de Estarreja, que compilou os números relativos aos recursos humanos que as IPSS abarcam no corrente ano em 2013.

A Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, sediada em Salreu, é a instituição com mais colaboradores, no total de cerca de 94.

Os utentes abrangidos pelas 16 IPSS do concelho distribuem-se por 6 Lares de Idosos (254 utentes); 8 Centros de Dia (169 utentes); 5 Serviços de Apoio Domiciliário (142 utentes); 8 creches (313 utentes); 5 pré-escolar/ (275 utentes) 4 ATL (167);  um  Centro de Atividades Ocupacionais (55 utentes), Reinserção Social e Comunidade Terapêutica (56 utentes), 2 Centros de Convívio (21 utentes) e 2 Cantinas sociais (145 pessoas).

São instituições constituídas, sem finalidade lucrativa, que trabalham dia após dia junto da comunidade para apoiar crianças, jovens, famílias, proteger os cidadãos na velhice e na invalidez, além de contribuírem para o combate à pobreza, para a promoção e proteção da saúde, a educação e formação profissional dos cidadãos e para a resolução de problemas habitacionais.