Município de Estarreja candidata-se ao projeto “Floresta Comum”

A aquisição e plantação de 2040 árvores autóctones fazem parte do projeto desenhado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal e pelo Setor de Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja (CME). O projeto foi submetido no passado dia 30 de julho no âmbito do programa “Floresta Comum” promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, da Quercus e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

sexta, 02 de agosto 2013

O objetivo do projeto “Floresta Comum” é recuperar a floresta original de Portugal através da sua reflorestação com árvores e arbustos autóctones. As entidades que vejam os seus projetos aprovados recebem gratuitamente plantas para a concretização da candidatura.

Submetido pela CME, através do Gabinete de Proteção Civil e Florestal, o projeto dirige-se para os terrenos do Arboreto Florestal do Antuã, no Parque Municipal, e para uma parcela florestal situada em Avanca, herdada do Prof. Doutor Egas Moniz. No total, prevê a plantação de 2040 árvores, principalmente as espécies Quercus Robur e Quercus Pyrenaica. O objetivo da candidatura é, não só assinalar o Dia da Floresta Autóctone em novembro de 2014, mas também, a criação de espaços pedagógicos destinados à comunidade escolar e à população em geral, promovendo a importância ambiental da conservação das florestas naturais e da flora nativa.

A implementação/plantação e manutenção dos espaços são um ponto de destaque no projeto apresentado pela autarquia. O envolvimento de vários grupos de ação já criados como o Clube de Proteção Civil existente nas escolas do concelho, os voluntários do projeto “Juntos pela Floresta, todos Contra o Fogo no concelho de Estarreja”, além do próprio Gabinete de Proteção Civil e Florestal da CME, mostra como a floresta autóctone assume um papel importante nas atividades promovidas no município para a sua proteção.