Bombeiros de Estarreja vão receber novo equipamento

segunda, 05 de agosto 2013

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP), a Liga Portuguesa dos Bombeiros (LPB) e as comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas do país reuniram-se, no passado dia 29 de julho, com o Ministério da Administração Interna (MAI) para a assinatura de protocolos para aquisição de equipamento de proteção individual para as corporações de bombeiros nacionais. A sessão decorreu no MAI numa iniciativa presidida por Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, e contou com a presença de José Eduardo de Matos, Presidente do Município de Estarreja, enquanto representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Trata-se de um investimento importante para aqueles que têm de prestar socorro às populações. Miguel Macedo explicou durante a sessão que vai ser realizado “um investimento total de 7,5 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários, para a aquisição de forma descentralizada de equipamento individual de proteção para os elementos que integram os corpos de bombeiros.” Ainda segundo o ministro, este investimento vai permitir equipar cerca de metade das corporações de bombeiros do país.

O projeto financia 92% do total da despesa, ficando o restante a cargo das comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas, através das autarquias. José Eduardo de Matos, Vice-Presidente da Região de Aveiro, em declarações à Rádio Voz da Ria, afirmou que a comunidade intermunicipal “por unanimidade, aderiu a este programa, porque tem condições que são, de facto, muito boas” e funciona “como uma forma de aceder a fundos europeus para conseguir adquirir meios de proteção individual para os nossos bombeiros da Região de Aveiro e, em termos específicos, para os Bombeiros de Estarreja”.

Bombeiros mais protegidos no combate a incêndios

Capacetes, luvas, botas, óculos de proteção, cogulas e fatos são alguns dos equipamentos de proteção individual que os corpos de bombeiros vão poder adquirir com a assinatura destes protocolos. O combate a incêndios está na base deste investimento.

Uma renovação de material importante já que “estamos a falar da proteção de homens e mulheres que estão na frente do fogo e de equipamento que fica sujeito a um desgaste rápido”. José Eduardo de Matos acrescenta ainda que este mecanismo de apoio é “uma forma de perceber esta realidade, responder bem àquilo que é fundamental nos corpos de bombeiros, que são os seus homens e mulheres, e também uma forma de agradecer por todo o seu esforço e dedicação”.

FONTE: RTP e RVR