Cerciesta decora Estação de Estarreja com azulejos

quarta, 07 de agosto 2013

No ano em que se comemora 150 anos da chegada do comboio a Estarreja, a REFER e a Cerciesta unem-se para embelezar as paredes da Estação de Caminhos-de-ferro com um painel coletivo de azulejos da autoria dos utentes da cooperativa estarrejense. Este movimento é mais uma valência do projeto Diferenciarte que tem sido levado a cabo pela Cerciesta com o objetivo de contribuir para uma comunidade mais inclusiva através da expressão plástica e artística.

Uma iniciativa da Cerciesta que contou com o apoio “imediato” da Refer. A inauguração decorreu esta terça-feira, dia 6 de agosto na Estação de Estarreja. “Achámos que era um projeto que valia a pena apoiar e agradecemos que nos tenham convidado para embelezar as estações que estão pelo país fora”. Rui Loureiro, Presidente do Conselho de Administração da REFER, esteve presente na cerimónia, mostrando-se agradado com o novo revestimento das paredes interiores da estação: “tem azulejos excelentes que eu gostaria de ter em minha casa e que refletem uma capacidade artística muito grande” – referiu o representante da empresa.

No total são 132 azulejos, agrupados em dois painéis que forram paredes do interior da Estação, situados entre a sala de espera e o espaço de bilheteira. Pensada inicialmente para a passagem subterrânea, Maria de Lurdes Breu, Presidente da Cerciesta, reconhece que “o espaço escolhido para a colocação é magnífico”, pois permite que os utentes olhem para o trabalho feito pelos alunos da Cerciesta enquanto esperam pelo comboio. Para a presidente da instituição os azulejos agora expostos na Estação de Estarreja são “uma mistura de cores, um conjunto de elementos, de histórias, vivências e gostos” dos seus alunos. Maria de Lurdes Breu acrescenta ainda que “este bocadinho para olhar” é também “uma forma de lhes agradecer”.

Rentabilizar e levar Estarreja a percorrer o país

O trabalho que a Cerciesta tem desenvolvido a favor da inclusão e do nome do município é destacado por Rosa Simão, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja. “Para nós é uma grande satisfação ver o nome de Estarreja espalhado pelas várias regiões do país”, sublinha a vereadora durante a cerimónia de inauguração. A dimensão nacional do projeto da Cerciesta é também referida por Rui Loureiro que vê esta parceria com a instituição de solidariedade social estarrejense como “uma amizade que tem, de facto, muito por onde trabalhar” face à dimensão do país.

A colocação do painel coletivo de azulejos é ainda, de acordo com Maria de Lurdes Breu, uma forma de angariação de fundos. Com este projeto a Cerciesta pretende “rentabilizar, vendendo os trabalhos dos utentes”. Neste sentido, e no âmbito da política de responsabilidade social da REFER, o projeto “foi viabilizado através da recolha de fundos junto dos colaboradores das empresas do Grupo, que reverteram para a produção do painel que agora decora e valoriza a sala de espera da estação local”, explica a empresa na sua página oficial na internet.