Jovens cumpriram missão

sexta, 16 de agosto 2013

Jovens mais responsáveis e conscientes, mais prevenção e melhor floresta. Os 24 voluntários, que durante o período de um mês percorreram a zona florestal do concelho, chegam ao final do projeto “Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Município de Estarreja 2013” com o sentido de missão cumprida. O projeto promovido pela Câmara Municipal terminou na última quarta-feira cumprindo os seus objetivos: uma área florestal mais protegida e a formação cívica dos jovens.

A sessão de encerramento da 7ª edição decorreu na quarta-feira, 14 de agosto, na Biblioteca Municipal com a presença das entidades que colaboram no projeto: Gabinete Florestal do Município, Bombeiros Voluntários e GNR.

Promovido e suportado financeiramente pela Câmara Municipal, o projeto tem como missão contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho. Em representação do Município, o vice-presidente Abílio Silveira agradeceu o empenho dos jovens que demonstram “ter enormes capacidades e sentido cívico” e realçou a importância deste projeto da iniciativa do município que assegura uma vigilância ativa e o alerta atempado de fogos florestais. Na sessão foi mais uma vez reforçada a ideia de alargar o período de intervenção do projeto.

Este ano, os jovens informaram as entidades competentes para 3 focos de incêndio, inventariaram 82 caminhos florestais, detetaram dezenas de lixeiras e recolheram mais de 2 toneladas de lixo. São várias as funções que os jovens têm ao seu encargo, incluindo-se ainda a inventariação de pontos de água e a sensibilização da população.

180 guardiões da floresta

Coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município,  o projeto conta com a colaboração dos serviços autarquia (Setor de Higiene e Limpeza Publica e Bioria), dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e Guarda Nacional Republicana, que também asseguram a formação técnica aos voluntários. Com esta 7ª edição, contabiliza-se um total de 180 jovens que na época de verão trocaram a praia pela defesa da floresta ao longo dos últimos anos.

O projeto existe em Estarreja desde 2006, tendo iniciado com o apoio financeiro do IPJ, que entretanto terminou. A procura crescente por parte dos jovens e os resultados obtidos fizeram com que a autarquia mantivesse o projeto no terreno, através do Estarreja Compartilha - Programa de Cidadania para Jovens e Seniores, considerando o programa uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho.

Números da 7ª edição

» 3 alertas de incêndio