Renovada Rua Dr. Tavares da Silva expande a Cidade

quinta, 12 de setembro 2013

O centro da cidade de Estarreja está a crescer e a obra de requalificação da Rua Dr. Tavares da Silva, que serve importantes equipamentos escolares, desportivos e comerciais, é mais um passo que concretiza esse objetivo de expansão da cidade. A sessão de inauguração, pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, decorreu na última terça-feira, dia 10 de setembro, junto ao sobreiro que a autarquia salvaguardou neste projeto.

Contrastando com o péssimo estado anterior, a via “está mais bonita, mais confortável e segura” indo de encontro “à imagem que queremos para Estarreja, para o Município e para a Cidade”, referiu José Eduardo de Matos, corporizada no plano global de reabilitação urbana da cidade, onde se insere a obra do Quarteirão Norte à Praça Francisco Barbosa.

O autarca lembrou a “rua abandonada, degradada, esquecida” que hoje ganha uma “importância fortíssima”, transformando-se numa “infraestrutura com uma utilidade, funcionalidade e segurança que nunca existiu”, ao mesmo tempo que se materializa uma “ligação mais efetiva ao centro da cidade”. A criação da ciclovia foi outra das novidades introduzidas.

Novas condições que vão beneficiar especialmente “os jovens em formação no CDE, os que vão para a Secundária, os que usam a Piscina, os que vêm às compras”.

Mais uma peça na reabilitação urbana

Integrando a Reabilitação Urbana da Cidade, a Rua Dr. Tavares da Silva serve a nova Área Desportiva Municipal, constituída pelo Complexo de Desporto e Lazer e o Parque Desportivo do CDE – Clube Desportivo de Estarreja. A intervenção alterou completamente o perfil e as condições da via, num investimento de 712.918,28€, sendo a comparticipação dos fundos comunitários de 85%.

A empreitada integrou a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, de acesso à Escola Secundária, reforçando condições de segurança para peões e de articulação com a ex-EN109, ampliando paralelamente o estacionamento.

A obra estendeu-se à Rua da Quinta Velha, consolidando o eixo estruturante desta nova centralidade da cidade de Estarreja. Do lado sul, alargou até à Rua Eça de Queirós, em articulação com a Junta de Freguesia de Beduído.

O presidente do Município salientou o contributo de proprietários que cederam terrenos para que esta obra se tornasse uma realidade, juntando-se ao CDE e Secundária, além da equipa técnica da autarquia.