“Todos os alunos do município têm escolas de qualidade”

Câmara inaugurou Escola Sul – Visconde de Salreu

quinta, 19 de setembro 2013

Estevão Dias, aluno do 2º ano, é um dos 265 estudantes que se sentem orgulhosos pela sua nova escola. Fica em Salreu, foi construída de raiz pela Câmara Municipal de Estarreja, num investimento global de 3 milhões de euros, e é um dos melhores estabelecimentos de ensino do concelho. A Escola Sul, batizada de Visconde de Salreu, foi inaugurada no último domingo, pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos.

Em clima de festa, com a presença de dezenas de populares, e com as atuações do Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” e da Banda Visconde de Salreu, o moderno complexo abriu as portas para o novo ano letivo, exatamente 106 anos depois da inauguração da Escola das Laceiras.

Fruto da vontade do atual Executivo, que a assumiu na Carta Educativa, nasceu do zero o moderno equipamento. José Eduardo de Matos referiu o “momento histórico de inauguração de uma escola completamente nova, dando mais e melhores condições aos que são mais novos para que possam singrar na vida”. Hoje, “temos uma estrutura e equipamento como este que dá essas condições melhoradas para ter uma educação melhor”, afirmou.

Para a concretização desta obra, a Câmara adquiriu os terrenos necessários, demoliu uma casa e executou o projeto, num investimento global de 3 milhões €, com comparticipação dos fundos comunitários, onde se insere o novo arruamento de acesso. O presidente do Município referiu o papel dos proprietários dos terrenos que foi necessário adquirir. “Conseguimos chegar a acordo com todos, perceberam que esta é uma obra para os mais novos, para o futuro”, não tendo sido necessário recorrer a expropriações.

Aos olhos do autarca, a Educação deve estar “em primeiro lugar no que devem ser as prioridades políticas do município”. A Câmara tem vindo a cumprir o seu papel ao “beneficiar, melhorar e requalificar escolas e a construir de raiz esta nova escola”. O desafio agora foi colocado ao Agrupamento, aos Professores e também, ao mudar os seus filhos para uma escola diferente, aos Pais e encarregados de educação, evidenciando José Eduardo de Matos essa liberdade e responsabilidade, pois atualmente “todos os alunos do município têm escolas de qualidade”.

Escola modelo para 265 alunos do Sul do Concelho

À comunidade que marcou presença na sessão, o vereador da Educação, João Alegria, explicou que a nova escola será frequentada por 265 alunos (75 do pré-escolar e 190 do 1º ciclo), demostrando as excelentes condições do complexo apetrechado com “5 salas bem equipadas na parte dedicada à educação pré-escolar, 14 salas para o 1º ciclo, sala de atividades ligadas à música e sala para as atividades de expressões, salas de informática e de componente de apoio à família, biblioteca, cantina e cozinha”, entre outras valências como o parque infantil ou o campo de jogos.

“A escola está bem dimensionada, é das melhores do concelho e temos o nosso parque escolar quase a 100%, faltando a Escola EB 2,3 Egas Moniz de Avanca que depende do Ministério da Educação”, rematou João Alegria.

No final da sessão, a comunidade teve oportunidade de visitar a escola e as opiniões eram unânimes, não faltando os elogios à qualidade das instalações. Na leitura da presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola das Laceiras, Paula Brandão, esta é uma obra “adequada às exigências” e “muito necessária” que veio dar resposta a alguns problemas de insegurança da antiga escola “que oferecia alguns perigos”.

O encarregado de educação Manuel Azevedo mostrou-se satisfeito com o espaço evidenciando o “esforço da Câmara”. “É uma boa escola, vai favorecer as crianças e os pais têm que ficar contentes”, afirmou. Também Lisete Dias referia que “o espaço é muito bom e agradável para eles brincarem e estudarem”, sublinhando a biblioteca por ser “fundamental”.

Galeria de Imagens aqui

Reportagem aqui