Europeu DSISO Estarreja 2013: Portugal arranca com 8 medalhas

A Seleção de Portugal esteve em evidência no primeiro dia de provas do 2º Campeonato da Europa Open de Natação DSISO Estarreja 2013 para nadadores com Síndrome de Down. Os atletas portugueses conquistaram 8 medalhas: 4 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

sexta, 20 de setembro 2013

José Vieira esteve imparável na final dos 50m Bruços ao superar o italiano Paolo Zaffaroni, que durante as eliminatórias batera o Recorde da Europa da especialidade. Também João Vaz conseguiu o ouro nos 400m Estilos, bem como Ricardo Pires nos 400m Livres Mosaicos. Por fim, Pedro Madeira foi o vencedor dos 25m Livres.

As medalhas de prata lusas foram conquistadas por Ana Castro nos 100m Mariposa e pela estafeta masculina dos 4x100m Livres composta por João Vaz, João Soldado Gonçalves, Telmo Dias e Filipe Santos, este último a conseguir também uma medalha de bronze nos 400m Livres, tal como Filipa Reis nos 25m Bruços.

A seleção italiana confirma o favoritismo de melhor equipa europeia ao arrebatar 9 medalhas, das quais 7 douradas, enquanto os britânicos também com uma boa prestação amealharam 9 medalhas, sendo que 3 foram de ouro.

No Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, o primeiro dia de competições abriu com o desfile de apresentação dos nadadores dos 13 países participantes e uma coregrafia de natação sincronizada exibida pela equipa do Sporting Clube de Espinho.

Até domingo, os atletas têm pela frente dias intensos de competições, estando as Finais marcadas diariamente para as 17h.

Performance da Cerciesta na abertura oficial

A abertura oficial do 2º Campeonato da Europa Open de Natação DSISO, para nadadores com Síndrome de Down, decorreu na quarta-feira ao final do dia, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença do Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Paulo Marcolino, do Presidente do Município, José Eduardo de Matos, do presidente da DSISO, Geoff Smedley, e do presidente da ANDDI, Fausto Pereira.

A cerimónia abriu com uma performance do grupo de teatro e dança da Cerciesta, retratando as tradições e costumes locais, num projeto que aposta na expressão artística, como forma de promover o diálogo sobre a diferença.

O evento internacional é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja, ANDDI e DSISO e envolve um total de 170 participantes provenientes de 13 países.

RTP no Europeu

Na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 10h30, serão emitidas reportagens sobre o Europeu em Estarreja no programa Praça da Alegria, conduzidas pelo repórter Hélder Reis.

» Galeria de Imagens aqui

» Toda a informação sobre o Europeu está disponível neste link

+ Links relacionados
ANNDI http://www.anddi.pt/