Município de Estarreja distinguido com a Bandeira Verde “Eco XXI”

Estarreja recebeu o galardão “ECOXXI” sendo reconhecido pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

quinta, 26 de setembro 2013

Estarreja recebeu o galardão “ECOXXI” sendo reconhecido pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. Esta foi a terceira candidatura apresentada pelo município estarrejense, que ano após ano tem vindo a melhorar os resultados.

A cerimónia de entrega dos prémios aos 31 municípios galardoados, dos quais 3 do distrito de Aveiro (Águeda, Estarreja e Mealhada), decorreu no dia 16 de setembro, em Torres Vedras.

Em representação da Câmara Municipal, o vereador da Educação, Cultura e Juventude, João Alegria recebeu a Bandeira Verde, concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa, como “reconhecimento do empenho da Autarquia no desenvolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental”, afirmou o autarca que considera ser esta uma “ferramenta útil de gestão, servindo para aferir progressos e inspirar novas ações”, com um espírito de “exigência contínua, sempre em avaliação”.

“Pelo terceiro ano consecutivo foi apresentada a candidatura e pelo terceiro ano consecutivo melhorámos a classificação, o índice de sustentabilidade municipal”, acrescenta João Alegria. Foram avaliados 21 indicadores e 65 sub indicadores para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade, que vão desde a Educação, qualidade da água, do ar, à informação e ao turismo sustentável. Este prémio reconhece “todo o trabalho de vários setores, por isso a Câmara Municipal está de parabéns”.

 

Destacada a Qualidade da Água 

Estarreja obteve o resultado máximo no que diz respeito à “Qualidade da água para o consumo humano”, ficou em 2º lugar na “Cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e desenvolvimento”, alcançou a 5ª posição na “Certificação em sistema de gestão de qualidade”, e está nos 10 primeiros municípios em “Qualidade do ambiente sonoro” (7º lugar) e “Turismo sustentável” (10º lugar).

A informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, é avaliada pelos júris que integram a Comissão Nacional, onde estão representadas 30 instituições, entre as quais a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Agência para a Energia (ADENE), a Associação Bandeira Azul da Europa ou o Turismo de Portugal.

Os 21 indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade são os seguintes: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental - Programas FEE: Eco-Escolas + JRA; Implementação da Campanha Bandeira Azul; Participação Pública e Agenda 21 Local; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano População Servida por Sistemas de Abastecimento de Água e População servida por Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais; Resíduos urbanos gerados, recolhidos seletivamente e tratados; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; e Turismo Sustentável.