Município de Estarreja distinguido pela 3ª vez consecutiva por boas práticas de política familiar

Estarreja está no grupo dos 37 municípios portugueses que vão ser distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, com o título "Autarquia + Familiarmente Responsável 2013". Nesta 5ª edição elevam-se para 25 os municípios que são distinguidos pelo terceiro ano consecutivo, como é também o caso de Estarreja.

sexta, 27 de setembro 2013

A Vereadora da Ação Social, Rosa Simão, destaca o  Fundo Municipal de Apoio Social +Estarreja, criado pela Câmara para apoiar famílias que se encontrem em situação de emergência social, a nova Escola Sul Visconde de Salreu e as melhorias no parque escolar.

Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório a nível nacional ao qual responderam 98 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: 1. apoio à maternidade e paternidade; 2. apoio às famílias com necessidades especiais; 3. serviços básicos; 4. educação e formação; 5. habitação e urbanismo; 6. transportes; 7. saúde; 8. cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9. cooperação, relações institucionais e participação social; 10. outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2013» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 06 de Novembro, pelas 17h, no Auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.

“Este prémio tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família”, afirma Teresa Ribeiro, Membro do Observatório. “De acordo com os testemunhos dos municípios aderentes, esta iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias”, acrescenta.

Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR - Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 5ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».