Biblioteca Municipal comemora 9 anos com quase 7 mil utentes

A BME festeja o seu 9º aniversário com 6920 utilizadores inscritos, dos quais 1745 têm menos de 18 anos.

quarta, 09 de outubro 2013

Em 9 anos de funcionamento, a Biblioteca regista um total de 109.915 empréstimos, numa média de 12.213 empréstimos por ano. O fundo documental é diversificado, disponibilizando um total de 55922 exemplares catalogados, entre monografias, periódicos, audiovisuais, material multimédia e material não-livro.

No último ano, entre 8 outubro de 2012 e 8 de outubro de 2013, inscreveram-se 575 novos utilizadores, dos quais metade tem menos de 18 anos. Neste período, a média mensal de empréstimos chega ao 1.032, totalizando 12.384 no ano.

Inaugurada oficialmente a 9 de outubro de 2004, a Biblioteca Municipal de Estarreja é uma obra significativa para a promoção da leitura, educação e formação dos munícipes de todas as idades.

Consolidar e alargar os hábitos de leitura dos estarrejenses, com especial atenção para o público infanto-juvenil, promover o conhecimento e a cultura intergeracional são objetivos do equipamento, que entretanto viu a sua intervenção alargada com a criação dos Polos de Avanca e Pardilhó. As exposições, tertúlias, palestras, feira do livro e lançamentos de livros renovam o convite ao público.

Serviço educativo com novos projetos

O Serviço Educativo e de Animação Cultural (SEAC) da Biblioteca apresenta um leque de atividades diversificadas de promoção do livro e da leitura, de braço dado com as mais variadas expressões artísticas, dirigido a todos os públicos.

Para além de dar continuidade a projetos bem-sucedidos como a Hora do Conto, Chá com Letras ou a Oficina de Teatro, para o novo ano letivo o SEAC renova a sua programação com atividades de caráter artístico e cultural. O “Rally Books” que decorreu no último sábado, para crianças e jovens dos 7 aos 15 anos, é uma das inovações.

Aos primeiros sábados de cada mês, esta sessão de contos radical convida a muitos desafios como peddy-papers, caça ao tesouro ou acampamentos literários, onde as histórias e música estarão sempre presentes.

Descentralizar o conhecimento

A Biblioteca Municipal de Estarreja foi inaugurada a 9 de outubro de 2004 após a reconstrução da antiga Casa dos Leites, edifício apalaçado construído no princípio do séc. XX. Todo o interior foi reestruturado e reconvertido às novas funções, tendo-se privilegiado a recuperação da fachada histórica. Alguns anos depois, concretizando a missão da Biblioteca de tornar acessível à comunidade a informação, visando a promoção da Literacia, da Cultura e da Educação, a Câmara Municipal abria em 2009 o Pólo de Leitura em Avanca que funciona no Centro de Documentação Egas Moniz, junto à Casa-Museu, bem como o segundo Pólo em Pardilhó no edifício da Quinta do Rezende. Este dois espaços estão apetrechados com um fundo bibliográfico entre livros, jornais, revistas e audiovisuais, destacando-se os espólios locais, e espaço dedicado à internet.

Neste percurso, salienta-se o trabalho desenvolvido com as escolas. Hoje, o concelho dispõe de cinco excelentes bibliotecas escolares integradas na rede nacional: Escola Secundária,  EBI Padre Donaciano de Abreu Freire, EBI de Pardilhó, EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca e nova Escola Básica Visconde de Salreu.

Estas e a Biblioteca Municipal constituem a Rede Concelhia de Bibliotecas de Estarreja (RBE), dispondo de suportes informáticos e de gestão de informação comuns, bem como de amplos espaços que são o centro de uma dinâmica integradora e que, crescentemente atrai mais leitores. Além do espaço físico, o catálogo coletivo disponibiliza o acesso à bibliografia existente nas várias bibliotecas. O futuro portal da Rede de Bibliotecas de Estarreja permitirá divulgar todo o trabalho realizado. A coordenação da RBE é feita pela Biblioteca Municipal que tem apoiado e colaborado com as Bibliotecas Escolares em prol do enriquecimento do catálogo coletivo.

Programa diversificado comemora data festiva

Para celebrar a efeméride, a Biblioteca preparou um programa diversificado que espelha a atividade desenvolvida ao longo do ano, com palestras, visitas guiadas, contos, exposição e concurso literário. Em dia de aniversário, na próxima quarta-feira, dia 9, a BME apaga as velas com uma maratona de contos e com uma sessão à qual se juntam os personagens das histórias encantadas.

Na sexta, dia 11, às 21h30, haverá entrega de prémios aos melhores leitores de 2012/2013 e do IV Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”. A Biblioteca lançará ainda a 5ª edição deste concurso.

No sábado seguinte, dia 12, a partir das 9h, realizam-se as III Jornadas da Informação onde em cima da mesa estarão temas como o acesso, utilização, preservação e divulgação da informação e a importância das parcerias e redes concelhias. As inscrições estão abertas até dia 10.

// Biblioteca em Festa – 9º aniversário

/ Próximas atividades

[1 a 12] À Descoberta da Biblioteca (visitas guiadas a alunos do pré-escolar e 1º ciclo)

[4 a 31] Exposição “Memórias Vivas da Escola das Laceiras de Salreu”, da professora Maria Rosa Rocha com a colaboração das professoras Maria José Campos e Maria Estefânia Neves. Inauguração dia 4, pelas 17h.

[9] PARABÉNS BIBLIOTECA!
10h-15h30 Maratona de Contos
16h “Apagar as Velas”
Convidam-se os leitores da biblioteca a juntarem-se aos personagens das histórias encantadas para cantar os parabéns à Biblioteca Municipal.

21h30 Entrega de prémios aos melhores leitores de 2012/2013
21h45 Entrega de prémios do IV Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…” e Lançamento da 5ª edição
22h À noite na Biblioteca… Memórias Vivas!

9h-17h III Jornadas da Informação
10h30 Contos com mimo (crianças dos 4 aos 6 anos acompanhadas)

[16, 10h30] Contos com sabor – Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

[24, 21h30] Gentes da nossa terra… com Maria Rosa Rocha (Rosa do Israel)