José Eduardo de Matos orgulhoso do ciclo que liderou durante 12 anos

Última Reunião de Câmara realiza-se esta quinta-feira

quarta, 09 de outubro 2013

Realiza-se esta quinta-feira, dia 10, a 105ª desta legislatura e a última Reunião de Câmara do executivo camarário liderado por José Eduardo de Matos, que se encontra na reta final do seu terceiro mandato consecutivo como presidente do Município. Em tempo de despedida, o autarca realça o trabalho coletivo, a dimensão humana e a obra deixada.

“Foi a década mais realizadora em termos municipais da nossa história”. A declaração do ainda presidente da Câmara Municipal, que dirigiu nos últimos 12 anos, foi feita durante a última sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia 30 de setembro, nos Paços do Concelho.

Destacando o mérito coletivo, referiu que “na edição 34 do Boletim Municipal surge também um dossier deste século XXI, resumindo este ciclo autárquico. Ai realço a importância das equipas e da união de boas vontades para o que se conseguiu”, demonstrando o orgulho pelo “que fizemos e, sobretudo, como fizemos. Com trabalho, dedicação, respeito e sentido de responsabilidade e calor humano. Essa autoria partilhada e património coletivo é exemplo para os próximos eleitos”.

A mensagem do autarca, a quem a lei de limitação de mandatos não permitiu uma recandidatura, foi transmitida durante o período da Ordem do Dia da sessão ordinária da Assembleia Municipal, em que foi apreciada a habitual informação escrita do presidente da Câmara Municipal acerca da atividade do município e da respetiva situação financeira, “herança” unanimemente reconhecida como boa.

Afirmou que sempre procurou “fazer bem o que outros podiam ter feito melhor, mas não fizeram. Gostei de ter sido Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Levo na memória pessoas e feitos que me enriqueceram e com quem aprendi muito. Sinto que o nosso município beneficiou deste ciclo”.

Como líder da autarquia nos últimos 12 anos, desde que foi eleito pela primeira vez em 2001, e no momento em que atinge o limite de três mandatos, José Eduardo de Matos quis deixar agradecimentos à Assembleia Municipal, neste mandato  presidida por Paulo Marco Braga, às 7 Juntas de Freguesia e seus presidentes, ao Executivo Camarário e Vereadores e igualmente aos Funcionários da Câmara Municipal, “nesta fábrica em que fomos todos operários”. Concluiu agradecendo ainda aos “Cidadãos de Estarreja, residentes e emigrantes, Coletividades, Empresas e Instituições. Até sempre!”.

Sessão de despedidas

Do mesmo modo, o presidente da Assembleia Municipal, Marco Braga, assim como vários presidentes de Junta e  Membros da Assembleia Municipal  aproveitaram para se despedir, com ênfase para os que não terão cargos doravante, deixando no essencial notas de saudade pelos anos ali vividos, por vezes intensamente, mas com respeito democrático, globalmente positivos e apontando ao desenvolvimento do Município.