Avanca: Lugar de Água Levada está hoje mais acessível

quarta, 16 de outubro 2013

Com a conclusão das beneficiações da Rua Padre António Maria da Silva e da Rua do Coxo, o “distante” lugar de Água Levada, na freguesia de Avanca, tem a sua rede viária interna totalmente recuperada. “Foi um esforço feito ao longo dos últimos anos, assumido pelo atual executivo e agora cumprido”, afirma o presidente cessante, José Eduardo de Matos.

Foi agora concluída em Água Levada  a beneficiação da Rua Padre António Maria da Silva, implicando um investimento de 23.500€, que veio fechar a total renovação da rede viária do lugar.

Antes, a empreitada da intermunicipal Rua do Coxo que une Estarreja a Oliveira de Azeméis (fronteira de Avanca e de Loureiro) recuperou uma estrada há muito degradada. A melhoria da rede viária em Avanca incluiu mais esta obra, que os moradores já ambicionavam há bastante tempo, numa “velha e justa aspiração”, totalmente fundamentada com as “péssimas condições” da via, reafirma José Eduardo de Matos.

A obra custou 121.008,11 €, sendo suportada por ambas as câmaras. Nesse sentido, os dois municípios formalizaram um protocolo de colaboração para execução da empreitada de alargamento e beneficiação da Rua do Coxo, Avanca/ Rua do Fojo, Loureiro onde se inclui a execução da rede de abastecimento de água.

O desafio futuro consiste em melhorar o acesso ao centro de Avanca, nomeadamente corrigindo algumas curvas, face à dificuldade física e financeira de uma variante alternativa.

Mais de 100 vias melhoradas

Em balanço, nos últimos 12 anos, Avanca viu serem recuperadas mais de 100 estradas, o que diz bem do esforço colocado nessa necessidade da maior vila do concelho. Aliás, Avanca foi a freguesia que maior número de estradas viu beneficiadas no concelho de Estarreja, comprovando que o executivo municipal assumiu e cumpriu essa resposta em grande escala pela segurança e qualidade de vida dos Avancanenses.