III Jornadas da Informação da Biblioteca

quinta, 17 de outubro 2013

A Biblioteca Municipal de Estarreja realizou a 3º edição das Jornadas de Informação que tiveram lugar no último sábado, com a presença de 45 participantes. Uma vez mais realçou-se o papel das Bibliotecas, Arquivos e Museus no tratamento e difusão da Informação e na preservação da memória e da história.

Cada vez mais o bom uso da informação é uma preocupação constante. Dotar os alunos de competências para a pesquisa e seleção de informação e para o bom uso da informação nos trabalhos escolares é um desafio.

As bibliotecas devem levar a informação ao encontro das pessoas, utilizando as redes sociais, pois é onde todos se encontram hoje em dia, referiram por sua vez Cecília Reis e Bella Nolasco, dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.

Neste sentido, compartilharam como pretendem as bibliotecas da UA partilhar informação útil e algumas experiências sobre o que é hoje a realização de um trabalho escolar, recorrendo aos recursos de informação disponíveis em espaço Web que facilitem a seleção e o uso da informação, evitando o plágio, e de ferramentas para inserção de informação em texto, citações e referências bibliográficas.

A Biblioteca (in)visível

Face à diversidade de públicos - crianças, jovens, adultos e idosos, portadores ou não de deficiência -, as bibliotecas têm um papel preponderante no acesso generalizado à informação e ao conhecimento por parte destes grupos, já que estas são detentoras de um vasto património cultural e social.

As bibliotecas devem então pensar em servir este grupo de utilizadores de forma igualitária, através da criação de espaços e serviços adequados às diversas necessidades e de modo a satisfazer os seus interesses.

Com o intuito de debater estratégias que conduzam à criação de um serviço de valor acrescentado para os utilizadores com necessidades especiais (cegueira, baixa-visão, mobilidade reduzida) numa biblioteca, Andrea Martins e Rita Gonçalves, dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro partilharam um conjunto de conteúdos, boas práticas, recursos e equipamentos úteis, que as bibliotecas da Universidade de Aveiro utilizam para promover o acesso à informação a este grupo especial de utilizadores.

“Redes Concelhias: a importância das parcerias

A importância do trabalho em rede, no tratamento e na difusão da informação foi também um tema abordado por Margarida Fróis, Bibliotecária de Arganil, que falou da experiência da Rede Concelhia de Bibliotecas de Arganil, uma das primeiras redes concelhias a formar-se.

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil nasceu em 1996 com a inauguração da Biblioteca Municipal e foi-se construindo com as 11 Bibliotecas Escolares do 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundária que hoje existem, completando-se com a abertura da Biblioteca Pública Alberto Martins de Carvalho. A formação de todos os intervenientes, a organização das Bibliotecas e a promoção da leitura têm sido as preocupações dominantes ao longo do percurso, que culminou coma publicação do Portal da RBCA e o Catálogo Concelhio.

Arquivo: preservação e divulgação

O papel dos Arquivos na preservação e divulgação da informação foi outro dos temas abordados nas III Jornadas da Informação. Telma Correia, Mestre em História e Património, ramo de Arquivos Históricos e Sofia Faria, licenciada em Conservação e Restauro, explicaram a importância da preservação, conservação e cuidados a ter no manuseamento de documentos antigos. Como exemplos concretos mencionaram o trabalho realizado pelo Museu do Papel em Santa Maria da Feira assim como apresentaram um caso específico do Arquivo da Junta de Freguesia de Avanca, onde foi realizado o restauro do livro “Subsídios para uma monografia histórica e descritiva da Freguesia de Avanca”, de Carlos Alfredo Resende dos Santos Cardoso, do ano de 1961.

De uma forma geral, a avaliação das jornadas é positiva, tendo alcançado os objetivos definidos: a partilha de conhecimentos e experiências e o debate de opiniões.