PACOPAR recebeu visita de especialista em gestão de riscos da Universidade de Ostrava

O PACOPAR recebeu recentemente a visita da Universidade Técnica de Ostrava (UTO), da República Checa, que veio a Estarreja com a intenção de conhecer o exemplo de organização de sistema de proteção civil em que o Complexo Químico está integrado.

quinta, 17 de outubro 2013

O PACOPAR recebeu recentemente a visita da Universidade Técnica de Ostrava (UTO), da República Checa, que veio a Estarreja com a intenção de conhecer o exemplo de organização de sistema de proteção civil em que o Complexo Químico está integrado. A ação integrou-se no programa da visita de Marek Smetana, professor da UTO à Universidade de Aveiro (UA), para conhecer organizações ligadas à gestão de riscos e de emergência.

Marek Smetana é especialista na área de gestão de riscos e emergência, desenvolvendo estudos sobre o tema em diversos países. No passado dia três de outubro, o PACOPAR recebeu elementos da UTO e da UA na CIRES, empresa química do Painel, sob a condução de Rui Batista, coordenador do Grupo de Trabalho Prevenção de Riscos.

Durante a visita, foi apresentado o PACOPAR, enquanto painel comunitário que aplica os princípios de Atuação Responsável, e dado a conhecer a organização espacial do Complexo Químico de Estarreja e a interligação das suas empresas em termos de fornecimento de matérias primas para os respetivos processos produtivos.

Relativamente à área de prevenção de riscos do Painel, foi explicada a forma como se articula o sistema de proteção civil que envolve o Complexo Químico de Estarreja e as várias atividades desenvolvidas pelo PACOPAR, de modo a promover sinergias entre as diversas organizações do concelho e incrementar uma cultura preventiva na gestão de riscos e de emergência.

O professor da UTO tem constatado, no estudo desenvolvido em diversos países, que embora o enquadramento legal nesta área seja idêntico, uma vez que é baseado em diretivas comunitárias, a forma como cada país implementa a legislação é diferente, divergindo assim as soluções adotadas para dar resposta às populações em situações de emergência.