Voto de pesar pelo falecimento de António Saramago

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, exarar um Voto de Pesar pelo falecimento de António Manuel Oliveira Saramago, no passado dia 4 de outubro de 2013, e dele dar conhecimento à Família enlutada.

quinta, 17 de outubro 2013

Nascido na freguesia de Salreu, no concelho de Estarreja, no dia 8 de fevereiro de 1947, António Saramago veio a falecer aos 66 anos de idade. Ao longo da sua vida, deu muito à comunidade estarrejense, como cidadão, autarca e profissional.

Foi eleito Membro da Assembleia Municipal de Estarreja no período de 2001-2013 (3 mandatos), sublinhando-se o seu contributo como cidadão participativo e autarca interventivo, enriquecendo aquele órgão municipal e o Poder Local.

Afirmava sempre o melhor do seu empenho e disponibilidade, participando como membro da Direção de várias coletividades: Clube Desportivo de Estarreja – Secção de Natação, Rádio Voz da Ria, Rotary Clube de Estarreja, Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Estarreja, Associação de Antigos Alunos do Externato Egas Moniz, para além de representante da Assembleia Municipal nos órgãos sociais da Fundação Solheiro Madureira.

Formado em engenharia eletromecânica pelo Instituto Industrial do Porto, iniciou a sua atividade profissional como professor, primeiro na Escola Industrial e Comercial de Tomar, entre 1971 e 1974. Neste período, cumpriu o serviço militar no Regimento de Infantaria de Tomar onde desempenhou, com louvores, as funções de Chefe da Secção de Justiça.

Até 1980 foi professor na Escola Secundária de Estarreja, integrando o Conselho Diretivo da mesma. Em 1986 ingressou no grupo Salvador Caetano onde trabalhou 23 anos. Desde 2002 e até à sua saída em 2009, assumiu o cargo de Diretor de Divisão de Máquinas e Pesados. Permanecia ligado ao Grupo Salvador Caetano como Secretario da Mesa da Assembleia Geral da Toyota Caetano Portugal.

// Atas das Reuniões da Câmara Municipal disponíveis neste link