Trabalhar por um concelho cada vez mais moderno e sustentável

Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos

O novo presidente da Câmara Municipal quer “fazer de Estarreja um Concelho cada vez mais moderno e sustentável, em termos Económicos, Ambientais e Sociais”. Diamantino Sabina tomou posse na última sexta-feira, dia 18 de outubro, ciente dos “tempos difíceis” mas com “com muita esperança e muita vontade de trabalhar”.

terça, 22 de outubro 2013

O novo presidente da Câmara Municipal quer “fazer de Estarreja um Concelho cada vez mais moderno e sustentável, em termos Económicos, Ambientais e Sociais”. Diamantino Sabina tomou posse na última sexta-feira, dia 18 de outubro, ciente dos “tempos difíceis” mas com “com muita esperança e muita vontade de trabalhar”.

Os Paços do Concelho foram pequenos para acolher os estarrejenses e representantes de instituições locais e regionais, de empresas, dirigentes associativos, bem como os funcionários municipais, que quiseram assistir à cerimónia de tomada de posse dos Órgãos do Município de Estarreja, Assembleia e Câmara, para o Mandato Autárquico 2013-2017, na sequência do ato eleitoral realizado no passado dia 29 de setembro.

Aos olhos do novo líder municipal, eleito pela Coligação Querer Mais PSD/CDS-PP, “são os tempos difíceis que criam os maiores desafios e oportunidades, dão-nos ainda mais alento para trabalhar… fazer mais com menos, eis o grande objetivo!”. Nessa medida, o novo executivo enfrenta “dias que exigem na gestão municipal criatividade e imaginação, sentido empreendedor e sustentável, merecendo-nos as Pessoas redobrada atenção. Um rigor a que darei cumprimento, construindo assim, em conjunto, uma comunidade cada vez melhor!”.

Destacando a “oferta cultural, desportiva e educativa” e evidenciando os pontos fortes que caracterizam o concelho desde o “fulgor do nosso associativismo, de um moderno Eco Parque Empresarial ao Projeto Bioria, da qualidade da rede viária aos Parques Municipais e novos Centros Cívicos nas freguesias”, Diamantino Sabina conclui que “é bom viver-se em Estarreja!”. Esse desafio é agora reforçado, pois “queremos mais para o nosso Concelho. Sempre muito mais!”.


“Façamos um mandato exemplar”

Naquele que classificou como sendo o “primeiro dia do resto da minha vida”, Diamantino Sabina deixou o compromisso de, ao longo dos 4 anos de mandato que agora inicia, assumir as funções de presidente da Câmara “com seriedade, diligência, empreendedorismo, amizade, fá-lo-ei como bom filho, bom pai, bom marido, respeitador para com todos, também combativo quando me for exigido, e por mor destes últimos resultados eleitorais, serei destinatário responsável da vontade dos outros e serei a expressão do povo!”.
 
Dirigindo-se a todos os eleitos, de todos os quadrantes políticos, desejou-lhes “um mandato profícuo, de entreajuda, com elevação e respeito pelos mais elementares ditames democráticos e pelas instituições que hoje passamos a representar”, alertando ao mesmo tempo para as exigências, responsabilidades e desafios que se avizinham. “A responsabilidade é grande, cada vez maior… o tempo exige de todos nós o melhor das nossas capacidades. Façamos um mandato exemplar, façamos todos pela nossa terra! Elevemos o nome deste Município de Estarreja”.

Na sessão de instalação tomaram posse: os 7 eleitos para o órgão executivo Câmara Municipal, constituído pelo Presidente da Autarquia e 3 Vereadores eleitos pela Coligação PSD-CDS/PP; e 3 Vereadores eleitos pelo PS; os 21 deputados municipais eleitos diretamente para o órgão deliberativo Assembleia Municipal, e por inerência os 5 presidentes de Junta de Freguesia.

Para o quadriénio de 2013-2017, em função dos resultados eleitorais do passado dia 29 de setembro, a Assembleia Municipal será constituída por um total de 26 Membros. Os 21 eleitos diretamente dividem-se da seguinte forma: Coligação PSD-CDS/PP 10 deputados; PS 8 deputados; CDU 3 deputados. Quanto aos Presidentes de Junta, 3 foram eleitos pela Coligação PSD-CDS/PP e 2 pelo PS.

Após a cerimónia de tomada de posse, decorreu a sessão da AM para eleição da Mesa, que passa a ser presidida pelo anterior presidente do Município, José Eduardo de Matos. O autarca assume a presidência do órgão deliberativo esperando que “o próximo mandato seja feito com sucesso, com sentido de colaboração e com a preocupação do desenvolvimento do nosso município, que possamos trabalhar naquilo que é a nossa função e a razão da nossa eleição”. Carlos Valente e Paula Brandão integram a Mesa na qualidade de 1º e 2º Secretários, respetivamente.

Salientando o “positivo” ciclo político de 12 anos que agora termina, Marco Braga despediu-se referindo que “foi com muita honra que exerceu o mandato ao longo dos últimos 4 anos”, saindo com a “consciência tranquila e com o sentimento de dever cumprido”. Depois de ter felicitado os eleitos, exortou-os a “pôr os interesses do Município à frente dos interesses partidários e pessoais”.


ELEITOS PARA A CÂMARA MUNICIPAL
 
Coligação “QUERER MAIS! PSD.CDS-PP”
DIAMANTINO SABINA
JOÃO ALEGRIA
ROSA SIMÃO
ADOLFO VIDAL

Partido Socialista
FERNANDO MENDONÇA
MADALENA BALÇA
CATARINA RODRIGUES
 

ELEITOS PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL
 
.Coligação “QUERER MAIS! PSD.CDS-PP”
JOSÉ EDUARDO DE MATOS
CARLOS AUGUSTO VALENTE
PAULA BRANDÃO
CARLOS ALBÉRICO ALVES
JOSÉ AUGUSTO MATOS
ALEXANDRA MORTÁGUA
HELDER FERNANDO RODRIGUES
MIGUEL ÂNGELO SANTOS
JOANA LÍBANO
ANTÓNIO MANUEL ESTEVES

Partido Socialista
GONÇALO COSTA
DIAMANTINO CORREIA
PATRÍCIA COUTO
RICARDO FERNANDES
LUÍS MIGUEL MENDONÇA
LUCIA ARAÚJO
JOEL PEREIRA
RUI JORGE PINHO E SILVA

CDU (PCP-PEV)
ANTÓNIO ESTEVES
CARLA SÓNIA MARTINS
AMÉRICO SOARES
 

Por inerência, os Presidentes de Junta

. Freguesia de AVANCA, JOSÉ BORGES (Partido Socialista)
 
. União das Freguesias de BEDUÍDO e VEIROS, JOSÉ MARQUES (Coligação QUERER MAIS PSD.CDS-PP)
 
. União das Freguesias de CANELAS e FERMELÃ, JOSÉ GABRIEL TAVARES (Coligação QUERER MAIS PSD.CDS-PP)
 
. Freguesia de PARDILHÓ, DOMINGOS REIS (Coligação QUERER MAIS PSD.CDS-PP)
 
. Freguesia de SALREU, MANUEL ALMEIDA (Partido Socialista)

 

\ Galeria de Imagens aqui

 

\\ Reportagem Canal Central