Escolas de Estarreja candidatas a «Heróis da Fruta» para prevenir obesidade infantil

Programa educativo incentiva o consumo de fruta

O Município de Estarreja implementa pela primeira vez nas escolas do concelho, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

quarta, 23 de outubro 2013

O Município de Estarreja implementa pela primeira vez nas escolas do concelho, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

A terceira edição entrou, na semana passada, na sua 1ª etapa que inclui um programa educativo de intervenção motivacional com o objetivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos, contribuindo para a prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas.

De 15 de outubro de 2013 a 24 de Janeiro de 2014, os professores e educadores expõem na sala de aula o «Quadro de Mérito dos Heróis – Hoje Comi Fruta» e sempre que um aluno comer uma porção de fruta ao lanche deverá assinalar junto ao seu nome uma estrela de «Herói da Fruta» como forma de recompensa imediata pelo comportamento correto.

Em cada semana, os professores são convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e planos de atividades para realizar em aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre saúde, alimentação, culinária, agricultura, atividade física, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes na escola, mas também em casa.

Finalmente, todas as turmas terão de inventar uma letra para o «Hino da Fruta» e enviar um vídeo criativo com os alunos a cantá-lo. Os vídeos estarão disponíveis para votação do público de 10 de fevereiro até 10 de março de 2014, no endereço www.heroisdafruta.com. Os 60 «Hinos da Fruta» mais votados serão analisados pelo júri que escolherá três vencedores. O júri escolherá ainda mais um hino vencedor de entre os que não chegarem a finalistas.

As escolas premiadas no desafio "Hino da Fruta" recebem a visita da APCOI com a "Festa dos Super-Heróis da Fruta" que inclui uma peça de teatro-interativa para comemorar a importância que estes alimentos têm para a saúde das crianças, entre outras surpresas.

No ano letivo 2013/2014 serão abrangidos por esta iniciativa gratuita 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 creches, pré-escolar, jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país.


ESCOLAS QUE PARTICIPAM NO PROJETO
Jardim de Infância da Bandeira, Avanca
Escola da Congosta, Avanca
Escola do Mato, Avanca
Fundação Benjamim Dias Costa, Avanca
Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, Beduído
Escola Terra do Monte, Fermelã
Escola da Póvoa, Beduído
Agrupamento de Escolas de Pardilhó           
Escola Básica Visconde de Salreu, Salreu
Escola de Santo Amaro, Beduído
J.I. Santo Amaro, Beduído
Escola das Cabeças, Veiros
Escola do Pinheiro, Veiros