Estarreja recebeu Encontro Nacional de organizações da juventude

Com a presença de 45 organizações vindas de todo o país, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) reuniu em Estarreja. O Empreendedorismo Social foi o mote do evento.

quarta, 06 de novembro 2013

Com a presença de 45 organizações vindas de todo o país, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) reuniu em Estarreja no último fim-de-semana. O Empreendedorismo Social foi o mote do evento.

A atividade denominada “CNJ EM PROXIMIDADE: Empreendedorismo Social”, que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de novembro, enquadra-se no projeto “Incluir para Construir”, no âmbito do 3º Ciclo do processo de Diálogo Estruturado, dedicado à Inclusão Social dos Jovens.

O evento consistiu numa formação para capacitar as organizações membro em Empreendedorismo Social, assim como potenciar um espaço onde as mesmas possam criar sinergias e parcerias em prol de projetos comuns.

Em Estarreja, os dirigentes nacionais participaram nos diversos workshops realizados: Participar e Cooperar no CNJ, Contabilidade e Finanças, Liderança e Gestão da Mudança, Modelos de Negócio e Financiamento, Novas Dinâmicas de Participação Política, Internacionalização e Cooperação Global.

O objetivo é promover um ciclo de conhecimento, descoberta e reflexão pessoal e social, através da organização de oficinas de diversas temáticas.

No sábado realizou-se o Jantar Conferência que teve como convidado Ricardo Araújo, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude.

A sessão de encerramento decorreu no domingo, dia 3, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, e do presidente do CNJ, Ivo Santos.

Políticas para a Juventude

Na ocasião, João Alegria deu a conhecer as políticas de juventude que a Autarquia tem vindo a desenvolver em diversas áreas: empreendedorismo (seminários, concurso de ideias, estágios curriculares e profissionais, acolhimento de empresas na Incubadora), educação (Feira da Juventude e Formação, Bolsas de Estudo para os alunos do ensino superior, Projetos e Serviços educativos com vista à erradicação do abandono escolar e à melhoria do sucesso educativo, donde se destaca a parceria com a Associação dos Empresários para a Inclusão Social, o Gabinete de Psicologia e o grande investimento no parque escolar concelhio), a cultura e o desporto (para além dos equipamentos municipais, as atividades mais direcionadas para os jovens, como sejam o Festarreja e o Carnaval) e o associativismo.

Referiu ainda que os jovens podem usufruir de condições especiais para as suas atividades, nomeadamente todo o leque de descontos nas atividades municipais, a redução de 50% das taxas de licença de construção e os benefícios do cartão jovem municipal.

A finalizar, anunciou que estas políticas são para consolidar, procurando manter atrativas as condições para os jovens viverem em Estarreja, pese a conjuntura nacional e os desafios da globalização, e que novos desafios vão ser propostos aos jovens, nomeadamente, pela sua participação na construção de um orçamento participativo jovem, a implementar no próximo ano.

O presidente do CNJ congratulou-se por esta dinâmica, referindo que não é frequente ver os Municípios com tanta sensibilidade e ação para os jovens. Destacou a participação nos programas nacionais, aplicada à realidade local, referenciando a constituição do Conselho Municipal de Juventude de Estarreja, em atividade desde o início de 2010.

Dirigentes nacionais visitaram BioRia e CTE

O encontro nacional incluiu um programa cultural. No domingo, os participantes ficaram a conhecer o património natural de Estarreja com uma visita guiada ao Percurso de Salreu do BioRia, inserido na Rede de Percursos Municipais. Na noite de sábado, assistiram ao café-concerto do The Tahina Rahary Malagasy Roots, no Bar do Cine-Teatro de Estarreja, inserido na 8ª edição do Estarrejazz 2013.

A CNJ é uma plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).