Descobrir o lado intimista de Egas Moniz

Revelar o Homem que está por trás do Prémio Nobel, das investigações científicas e das descobertas, é o que propõe a Casa-Museu Egas Moniz com a iniciativa “Recantos do Marinheiro”, que terá lugar este sábado, dia 16, com sessões às 10h30 e 12h30.

sexta, 15 de novembro 2013

Revelar o Homem que está por trás do Prémio Nobel, das investigações científicas e das descobertas, é o que propõe a Casa-Museu Egas Moniz com a iniciativa “Recantos do Marinheiro”, que terá lugar este sábado, dia 16, com sessões às 10h30 e 12h30.

Os objetos do professor e espaços não conhecidos da Casa-Museu permitem um encontro intimista com Egas Moniz e as suas distintas facetas.

As particularidades de um espaço, a história de uma peça, a paisagem visionada de um espaço recôndito são o mote para uma visita mais fluida e sensorial. Nestas visitas gratuitas e cujas inscrições são obrigatórias, o circuito é  adequado ao grupo e cada sessão é limitada a 12 participantes.

Esta visitação propõe “olhar para aspetos de caracter mais intimista de Egas Moniz, desde entrar no seu quarto de vestir a apreciar a sua cartola e cheirar o perfume que utilizava... Momentos muito próprios do que se pretende mostrar da casa e que não são percecionados na visita normal”, explica João Alegria, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja.

Recantos escondidos vão contar uma história, saindo-se fora de portas até aos jardins da Quinta ou aos Moinhos de Meias, numa experiência que se revela “muito interessante, com especial gosto e sensibilidade para aspetos desconhecidos pelo público”.

No livro “A Nossa Casa”, publicado em 1950, Egas Moniz narra a sua infância em torno da Casa do Marinheiro, “donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia em que sempre viveu a minha gente”.

Questionado numa entrevista sobre qual o episódio mais marcante da sua vida, o médico referiu-se ao atentado que sofreu em 1939, quando tinha 65 anos. Um paciente alvejou-o com 8 tiros, dos quais 5 o atingiram. Sobreviveu demonstrando um enorme estoicismo e nesse mesmo ano, 3 meses depois, retoma as suas atividades quer como Professor, quer na clínica.

O neurocirurgião João Lobo Antunes, que escreveu o livro "Egas Moniz – Uma Biografia", editado pela Gradiva, sublinha a persistência, a tenacidade, a convicção e a coragem de Egas Moniz. O investigador jubilou-se em 1944. Em 1945 foi-lhe entregue o prémio de Oslo e em 1949 foi-lhe atribuído o prémio Nobel de Medicina e Fisiologia.

Egas Moniz é o único Nobel da Medicina português e único laureado durante décadas.


“Os Museus por modestos que sejam são centros de EDUCAÇÃO e regalo espiritual”. Egas Moniz

 

:: Programa

Recantos do Marinheiro | 16 de novembro :: 10H30 + 12H30

Visita a espaços não conhecidos da Casa Museu Egas Moniz. Recantos escondidos vão contar uma história, que vai permitir uma contemplação, um momento de reflexão e finalmente um encontro intimista com o Nobel Egas Moniz. Nestas visitas (gratuitas) cujo circuito é  adequado ao grupo, particularidades de um espaço, história de uma peça, a paisagem visionada de um espaço recôndito são o mote para uma visita mais fluida e sensorial.

Duração da Visita 60 Minutos | Máximo 12 pessoas (a sessão realiza-se com o mínimo de 6 inscritos) 


Era uma vez… | 23 de novembro e 21 de dezembro :: 10h30 + 12h30

A partir das vivências de infância de Egas Moniz na Quinta do Marinheiro, vamos contar uma história, a partir de um excerto do livro “ A Nossa Casa”, onde Egas Moniz descreve uma traquinice da infância. Serão evidenciadas as facetas e personalidade do Génio galardoado com o Prémio Nobel. A história será contada

Máximo 12 crianças (a sessão realiza-se com o mínimo de 6 inscritos) | dos 6 aos 12 anos


Inscrições museuegasmoniz@cm-estarreja.pt

 

Casa-Museu Egas Moniz

Horário Terça a sexta 9h-12h / 13h30-16h30 | Sábados e domingos 14h-17h | Encerra às segundas e feriados

Ingresso 2€ [Gratuito para portadores do cartão-jovem, estudantes e professores devidamente identificados]

Visitas de estudo: Marcação por telefone

Contactos
Telefone: 234 884 518 | Telemóvel: 967 128 579
Morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz, 3860 078 Avanca
GPS: N 40º 48’ 22.0” | W 8º 35’ 21.2”


+ INFO www.casamuseuegasmoniz.com