Urubu-de-cabeça-preta apareceu em Estarreja

Um urubu, que andava perdido desde quinta-feira em Estarreja, foi ontem entregue ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que por sua vez o reencaminhará para o Parque Biológico de Gaia.

terça, 19 de novembro 2013

Um urubu, que andava perdido desde quinta-feira em Estarreja, foi ontem entregue ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que por sua vez o reencaminhará para o Parque Biológico de Gaia. O aparecimento desta ave suscitou a curiosidade da população, que procurou alimentar o animal durante a sua curta estadia por Salreu e pela cidade estarrejense.

O Município recebeu, na semana passada, a informação que uma ave fora do comum se encontrava em Salreu (lugar da Boavista) e aceitava alimento por parte de populares. A espécie foi entretanto identificada e trata-se de um Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), proveniente do continente americano.

Após ter sido entregue ao SEPNA, a ave será observada pelo Parque Biológico de Gaia de forma a ser feito um exame geral e ficará em “quarentena” o tempo que for necessário. Se estiver saudável poderá ser incluída na coleção zoológica de animais exóticos ou reencaminhada para o ICNF a fim de lhe ser dado um correto destino. Apesar de não estar anilhada, a ave poderá ter microchip e se assim for poderá ser verificada se está em fuga de alguma coleção zoológica.

O Urubu-de-cabeça-preta alimenta-se de carniças e frutas em decomposição. Este modo de alimentação necrófaga confere-lhes importância ecológica, pois ajudam a eliminar carcaças do ecossistema. Em áreas habitadas por humanos, eles também se alimentam de matéria em decomposição em depósitos de lixo.


:: Se encontrar algum animal ferido ligue para a linha SOS Ambiental e Território 808 200 520