Natal nos lares e centros de dia

Peça cerâmica tem assinatura especial

Um simples mas significativo gesto de atenção para com os 565 idosos das 10 instituições locais. Nesta época natalícia, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, visita as instituições do concelho e oferece um presente aos seus utentes.

sexta, 20 de dezembro 2013

Um simples mas significativo gesto de atenção para com os 565 idosos das 10 instituições locais. Nesta época natalícia, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e a Vereadora da Ação Social, Rosa Simão, visitam as instituições do concelho, com o objetivo de enaltecer a importância social das IPSS, a sua significativa atuação ao longo de todo o ano, ao mesmo tempo que valorizam os seus utentes. Na próxima 2ª feira, dia 23 de dezembro, a partir das 14h, decorre o segundo e último dia da iniciativa.

Assinalando esta época, numa ação que tem lugar desde 2002, o ciclo de visitas às 10 instituições, com valências direcionadas para a Terceira Idade abrange um total de 565 utentes integrados nas valências de lar/ internamento, centro de dia, centro de convívio e apoio domiciliário. A primeira ronda decorreu na última quarta-feira (galeria de fotos aqui).

A “Tia Ana”, como carinhosamente é chamada na instituição onde está institucionalizada, a Associação Humanitária de Salreu, vai fazer 106 anos em janeiro. É a pessoa com mais idade entre os 500 utentes abrangidos e conversou com Diamantino Sabina agradecendo a oferta de Natal. Visitas como esta trazem sempre alegria, comentava um outro utente do centro de convívio da Associação Cultural e Recreativa do Roxico, em Fermelã. A tarde começou com a boa disposição e cantares já habituais no Centro Social S. Tomé de Canelas. As carinhosas receções à comitiva municipal foram sucedendo também na Santa Casa da Misericórdia, Salreu, e nas novas instalações da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, Beduído.

Trabalho cerâmico com uma assinatura especial

Como já vem sendo habitual, a iniciativa envolve uma outra relevante instituição concelhia, a Cerciesta, uma vez que a sua oficina de pintura cerâmica colaborou na execução das prendinhas de Natal oferecidas pela Câmara aos idosos. Este não, a autarquia decidiu oferecer uma peça de cerâmica, uma caneca, com um motivo em serigrafia alusivo ao Natal. Esse desenho é um original da autoria do jovem Romão Camacho, que sofre de autismo, e fez a sua interpretação do presépio.

“É sempre bom o contacto com os cidadãos, seja em que altura do ano for! Neste caso, com os nossos cidadãos mais velhos. Não devem ser só as crianças a merecer a maior atenção e carinho na quadra natalícia. Faz todo o sentido a visita aos lares por parte do Presidente da Câmara. Quem lá está deve sentir que também é cidadão de primeira!”
Diamantino Sabina

Programa para o dia 23, segunda-feira