Biblioteca Municipal: programação de janeiro

Este mês, estará patente ao público a exposição “Linha Ponto e Vírgula”, do caricaturista André Carrilho. No âmbito do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, a Biblioteca apresenta um conjunto de atividades educativas em torno dos livros, das histórias e do teatro, promovendo a leitura e estimulando a criatividade. A palestra "Gentes da nossa terra..." recordará o Cónego Filipe de Figueiredo.

quinta, 02 de janeiro 2014

Este mês, estará patente ao público a exposição Itinerante “Linha Ponto e Vírgula”, da autoria do caricaturista André Carrilho. No âmbito do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, a Biblioteca apresenta um conjunto de atividades educativas em torno dos livros, das histórias e do teatro, promovendo a leitura e estimulando a criatividade. A palestra "Gentes da nossa terra..." recordará a figura do Cónego Filipe de Figueiredo.

Biblioteca Municipal de Estarreja
Programação de janeiro

[4 janeiro, sábado, 10h30] Rally Books [LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]
Próximas sessões: 1 de fevereiro e 1 março | Público-alvo: crianças dos 7 aos 15 anos
Já pensaste que na tua biblioteca pode estar escondido o mais precioso tesouro da humanidade? Vem divertir-te com esta sessão de contos radical, onde as histórias e a música estão sempre presentes. Esperam-te muitos desafios como peddy-papers, caças ao tesouro, acampamentos literários…

[10 janeiro a 22 fevereiro] Exposição “Linha, Ponto e Vírgula” da Casa de Camilo
Exposição Itinerante “Linha Ponto e Vírgula” da autoria do caricaturista André Carrilho, cedida pela Casa de Camilo em S. Miguel de Seide, que reúne caricaturas de escritores nacionais, lusófonos e de outros países.

André Carrilho nasceu a 26 de julho de 1974 em Lisboa. Desde 1992 que tem trabalhado profissionalmente como designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista, colaborando com alguns dos mais importantes jornais e revistas portuguesas. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais e mostrou o seu trabalho em grupo ou individualmente em exposições em Portugal, Espanha, Brasil, França e Estados Unidos da América.

A exposição poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca (Segunda-feira 13h30-18h30 | Terça a sexta-feira 10h00-18h30 | Sábados: 09h30-12h30)

[11 janeiro, sábado, 10h30] Contos Com Mimos [LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]
Próximas sessões: 8 de fevereiro e 8 de março | Público-alvo: crianças dos 4 aos 6 anos acompanhadas
Se já largaste a fralda e não perdeste a vontade de viver as histórias dos teus livros favoritos, vem mimar-te nesta sessão de estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, capacidade verbal e concentração. Há uma história nova em cada sessão.

[14, 21 e 28 janeiro, terça-feira, 10h30] CONTOS A DOIS – Seja contador de histórias por um dia [LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]
A Biblioteca Municipal continua a receber as escolas do município para a Hora do Conto e desta vez convida também a comunidade estarrejense a juntar-se à equipa de animação de leitura para a narração de uma história para os mais pequenos, na companhia de um animador.

[24 janeiro, sexta-feira, 21h30] Gentes da nossa terra sobre… Cónego Filipe de Figueiredo
Filipe de Figueiredo nasceu na freguesia de Beduído a 24 de agosto de 1926 e faleceu no dia 28 de novembro de 2003 na mesma freguesia. Ingressou nos Seminários dos Carvalhos em 1938, em Aveiro em 1939 e em Évora em 1942. Fez a sua Ordenação Sacerdotal em Vendas Novas a 26 de Junho de 1949 e a sua Missa Nova em S. Tiago de Beduído, no dia 24 de Julho de 1949. Foi Cónego da Catedral de Évora em 1989. Foi também Caminheiro, Palmeiro, Romeiro e Peregrino; Escritor, Jornalista, Ensaísta e Conferencista, tradutor e editor de livros; diretor e fundador de jornais e revistas. Em Estarreja, a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo foi instituída para acolher e permitir o desenvolvimento harmónico do Sonho do seu Patrono, o Cónego Filipe de Figueiredo.

[25 janeiro, sábado, 10h30] CONTOS COM FRALDAS… A DOIS - Seja contador de histórias por um dia [LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]
A Biblioteca convida a comunidade estarrejense a juntar-se à equipa de animação da leitura para a narração de uma história para bebés dos 3 meses aos 3 anos, na companhia de um animador.

Biblioteca Municipal de Estarreja
Telef.: 234840614