Capacitar potenciais empreendedores

Laboratório de Empreendedorismo - LabE Aveiro Region

Estarreja recebe na próxima quarta-feira, dia 22, às 14h30, na Biblioteca Municipal, a sessão de divulgação da nova edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region. A iniciativa visa capacitar potenciais empreendedores

segunda, 20 de janeiro 2014

Estarreja recebe na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, às 14h30, na Biblioteca Municipal, uma sessão de divulgação da nova edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region. A iniciativa da UATEC – Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro visa capacitar potenciais empreendedores, facultando-lhes competências que lhes permitam desenvolver a sua própria ideia de negócio.

Estarreja vai ainda receber um workshop temático sobre Marketing e Estratégia no dia 6 de fevereiro integrado na 2ª fase do projeto. As candidaturas ao Laboratório de Ideias decorrem até ao dia 23 de fevereiro. Podem candidatar-se empreendedores com Ideia de Negócio e Equipa já constituída; com Ideia de Negócio e sem Equipa; sem Ideia de Negócio, mas com interesse em adquirir competências empreendedoras e integrar uma equipa.

Esta é 4ª edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region, que teve início no dia 14, sendo alargada aos municípios da Região de Aveiro. Esta ação, a efetuar no âmbito da operacionalização da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), está inserida no projeto PAVEI - Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, cofinanciado pelo Programa MaisCentro - Programa Operacional da Região Centro, o qual tem como intuito a promoção e dinamização do empreendedorismo e o apoio à pré-incubação das ideias de negócio, num pressuposto de máxima rentabilização dos recursos, com o menor esforço financeiro nas ações desenvolvidas evitando a duplicação de custos.

As fases do LabE Aveiro Region

O programa LabE Aveiro Region é constituído por 5 fases: sessões de divulgação; workshops temáticos; candidaturas; Laboratório de Ideias e Validação. A primeira decorre até dia 24 e contempla a divulgação do programa pelos diferentes municípios da Região de Aveiro.

Na segunda fase, de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, realizam-se 5 workshops temáticos, nos municípios de Ílhavo, Sever do Vouga, Estarreja, Anadia e Águeda, para dar a conhecer os temas a serem trabalhados no Laboratório de Ideias. Nestes workshops estarão presentes empresários da região, para partilhar com os participantes o seu testemunho e experiência.

A terceira fase, a decorrer até 23 de fevereiro, corresponde à angariação de ideias de negócio. Os potenciais empreendedores podem candidatar-se individualmente ou em equipa, com a sua ideia de negócio. Também se poderão candidatar os potenciais empreendedores que não tendo uma ideia de negócio, pretendem adquirir competências necessárias para empreender.

A quarta fase, com início a 5 de março, contempla a realização de cinco ações de capacitação em áreas como o plano de negócio, análise económico-financeira, marketing e estratégia, propriedade intelectual e comunicação, que irão possibilitar aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do seu plano de negócios. Neste Laboratório de Ideias os empreendedores contarão ainda com o apoio de mentores. Os Planos Negócio e as Propostas de Investimento elaborados nesta fase serão apresentados numa sessão pública, a realizar no dia 23 de abril.

A quinta fase, a realizar a 11 de junho corresponde à avaliação das candidaturas apresentadas ao concurso de ideias da Universidade de Aveiro, Empreende +, e irá premiar projetos nas tipologias Inovação Regional, Inovação Social, Inovação Tecnológica e Inovação Criativa. Os empreendedores poderão submeter a ideia de negócio ao concurso até ao dia 4 de junho.

A iniciativa do Laboratório de Empreendedorismo - LabE Aveiro Region é um suporte fundamental para o desenvolvimento da IERA uma vez que permitirá disponibilizar à Região de Aveiro competências especializadas na área do empreendedorismo, em especial na apresentação, discussão e validação das ideias de negócio.

A IERA é uma “incubadora única”

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro é uma “incubadora única”, constituída em agregação, voluntária e colaborativa dos Municípios e da Universidade, e é um desafio estratégico para os atores regionais - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Municípios, Empresas, Associações Empresariais, Universidade de Aveiro e outras entidades - uma vez que visa reforçar e articular a participação em ações concertadas, numa base territorial alargada, de promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento regional, incorporando as especificidades resultantes das dinâmicas de empreendedorismo de cada Município.

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro tem como objetivo prosseguir o desenvolvimento de uma estratégia comum e comprometida para a promoção em rede do Empreendedorismo e da Inovação Social na Região de Aveiro, através da dinamização em rede de ações diferenciadoras e qualificadoras, tendo em vista o desenvolvimento sustentado de projetos empresariais inovadores na Região de Aveiro, apoiando, qualificando e potenciando a criação de novas ideias de negócio e de novas empresas.

» Informação adicional sobre o LabE, bem como calendário das diferentes ações poderão ser consultados no sítio web da Universidade de Aveiro, em www.ua.pt/uatec