48 empresas de Estarreja entre as 1500 maiores do distrito de Aveiro

CUF, Cires, Dow, TJA e Tensai são as 5 maiores empresas do concelho de Estarreja. No seu conjunto, estas empresas dão trabalho a 1144 pessoas e têm um volume de negócios global superior a 664 milhões de euros. Encontram-se entre as 50 maiores do distrito de Aveiro.

quinta, 23 de janeiro 2014

CUF, Cires, Dow, TJA e Tensai são as 5 maiores empresas do concelho de Estarreja. No seu conjunto, estas empresas dão trabalho a 1144 pessoas e têm um volume de negócios global superior a 664 milhões de euros. No ranking distrital encontram-se entre as 50 maiores. Estes dados foram publicados na revista “1500 maiores empresas de Aveiro 2013” em janeiro deste ano pelo Diário de Aveiro.

A maior empresa do concelho, a CUF, é a 2ª maior do distrito de Aveiro tendo crescido em todos os indicadores económicos em análise (volume de negócios, resultado líquido e VAB – Valor Acrescentado Bruto). A empresa, que se dedica à fabricação de outros produtos químicos orgânicos de base, faturou no exercício de 2012 cerca de 297,07 milhões de euros, denotando um crescimento de 27,35% e um resultado líquido de 5,88 milhões de euros.

No diretório, ordenado pelo volume de negócios alcançado no exercício de 2012, aparecem 48 empresas estarrejenses entre as 1500 maiores do distrito aveirense.

A Guimavil – Feltros para Colchões, de Avanca, foi a empresa que no ano em análise apresentou a maior rentabilidade de vendas de 110,35% e resultados líquidos de 1,8 milhões €, apesar de ocupar a posição 1.482 no ranking distrital.

A TJA lidera no setor de Transportes rodoviários de mercadorias no distrito de Aveiro, com um volume de negócios de 46,77 milhões €, sendo uma das maiores empregadores do concelho. A empresa, que está em 41ª posição no ranking do distrito, obteve um volume de negócios de 46,77 milhões de euros, registando um crescimento de 7% face ao faturado no ano anterior.

O sector da fabricação de outros artigos de plástico tem em Estarreja dois fortes nomes: Hidracinca Portugal S.A. (156º lugar no distrito) e Plásticos Joluce, S.A. (263º lugar no distrito), que atingiram a terceira e quarta posições respetivamente. Ambas estão sediadas no Eco Parque Empresarial de Estarreja gerido pela Câmara Municipal.

Em terceiro lugar no sector em que atua – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados – está a Distritarreja Supermercados, Lda que ocupa o 182º lugar no distrito.

As 5 maiores empresas do concelho

1 CUF – Químicos Industriais S. A. [199 empregados]